Entrada > Notícias > PetaPilot premeia estudante da ESTG
Publicado em: 03 Maio 2019

PetaPilot premeia estudante da ESTG

O estudante da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, Daniel Sousa, recebeu um computador portátil oferecido pelo CEO da PetaPilot, Valter Pinho.

Recentemente o Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics and Business Intelligence, Petapilot@ESTG, promoveu dois workshops, onde os participantes puderam experimentar a aplicação prática de padrões de desenvolvimento com recurso a diferentes tecnologias. Estas formações foram conduzidas por Bruno Palos e Edgar Esteves, ambos colaboradores da PetaPilot.

Daniel Sousa, ingressou na ESTG no ano letivo 2016/2017 no Curso Técnico Superior Profissional em Informática de Gestão e terminado o curso ingressou na Licenciatura em Engenharia Informática. Enquanto estudante da ESTG, marcou presença nestes dois workshops promovidos pelo Centro de Desenvolvimento de Competências PetaPilot@ESTG, e cedo chamou à atenção dos responsáveis da empresa PetaPilot pelo gosto demonstrado por programação, pela vontade e ânsia em saber mais e pela pessoa resiliente que mostrou ser. Resiliência esta que tem sido uma constante na vida de Daniel que, apesar de ser ainda muito jovem, atingiu grandes objetivos de vida. Todas estas características levaram a Petapilot a contribuir para a sua motivação pessoal, com a oferta de um computador portátil topo de gama, que era um dos objetivos a curto prazo do Daniel. Para o conseguir o estudante estava a desenvolver e comercializar aplicações, em complemento à sua licenciatura. O Daniel diz que terá agora mais uma razão para investir no seu futuro enquanto engenheiro e programador.

A PetaPilot é uma empresa tecnológica que comercializa um produto específico para Auditoria Digital e Analytics utilizado por exemplo, pelas Autoridades Tributárias (Portugal, Lituânia, Ucrânia e mais recentemente Hungria), grandes empresas (como a Volkswagen, a Sovena, a Navigator, a NOS, a Mota Engil) e algumas PME. Com larga presença a nível internacional, criou recentemente uma delegação na Hungria e Lituânia, mas mantêm uma política de investimento na região onde se insere a ESTG e recorre à contratação de recursos humanos formados pela nossa Escola, contando atualmente 10 diplomados pela ESTG. A concretização desta política surge em 2018, quando se associa à ESTG na criação do Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics and Business Intelligence, Petapilot@ESTG, na cidade de Felgueiras.

O Centro de Desenvolvimento de Competências PetaPilot@ESTG, avaliando a recetividade e o sucesso que teve com estas duas ações junto dos estudantes, está já a preparar um conjunto de outras iniciativas que acrescentem valor à formação académica dos estudantes da área científica da informática.