Entrada > Notícias > Plano Pessoal de Desenvolvimento de Carreira: a importância de planear uma carreira profissional
Publicado em: 11 Maio 2017

No passado dia 27 de abril, o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) realizou a segunda sessão inerente à iniciativa para a comunidade académica da ESTG - B+ (BE MORE). BE MORE consiste num conjunto de formações que permitam aos Estudantes desenvolver competências transversais e estratégicas, que em complemento da formação académica, podem contribuir para o seu sucesso pessoal, académico e profissional.

A sessão subordinada ao tema "Plano Pessoal de Desenvolvimento de Carreira", teve como objetivo apoiar os participantes na análise da sua trajetória pessoal de carreira, no balanço e conhecimento das suas competências, e na definição de objetivos e de um plano de ação (e de monitorização) que tenha em vista a sua concretização bem-sucedida.

A formadora Filipa Heitor, Psicóloga do Gabinete de Integração Académica e Profissional do P.PORTO partilhou estratégias de como os Estudantes poderão planear a sua própria carreira, não só no início das suas carreiras profissionais, mas também durante o percurso académico.

Para reforçar a importância de planearmos as carreiras profissionais foi partilhado um excerto do conto infantil ‘Alice no País das Maravilhas’, que retrata uma situação na qual Alice está perdida e encontra-se com um gato. O encontro ocorre na floresta, da qual Alice deseja sair. Ao ver o gato na árvore Alice pergunta: - “Como faço para sair daqui? – Depende. Para onde queres ir? – responde o gato. Alice, então, responde: Não sei, estou perdida. E o gato lhe diz: Se não sabes para onde vais, Qualquer caminho serve!!!

Filipa Heitor desafiou os Estudantes a definir um conjunto de metas e etapas, que os permitam traçar uma rota, um caminho a ser seguido e que os possibilitará chegar a um determinado destino profissional. Alertou ainda que considerando o ambiente competitivo do mundo educativo e profissional, é fundamental gerir a própria carreira de forma empreendedora, criativa, inovadora, crítica e saudável.

B+ | Prepara o teu Futuro!