Entrada > Notícias > Primeira edição do BSidesPorto organizada pela ESTG
Publicado em: 03 Agosto 2020

Primeira edição do BSidesPorto organizada pela ESTG

A primeira edição do BSidesPorto, um evento virtual sobre segurança informática, organizado pela ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, realizou-se no passado dia 23 de julho de 2020.

A ESTG, mais uma vez, juntou a academia às empresas e aos profissionais na criação de sinergias de conhecimentos na área da segurança informática. Esta iniciativa conduzida pela comunidade, foi desencadeada pela necessidade de se realizar um evento como este na região onde operam muitos profissionais da segurança informática e onde se encontram sediadas empresas de cibersegurança de várias dimensões.

O evento realizado em formato online, através da plataforma ZOOM, contou com 180 inscritos de 18 países, Portugal, United Kingdom, Canada, Netherlands, Brazil, Spain, Romania, United States, United Arab Emirates, Angola, Germany, Denmark, Egypt, Israel, Japan, Mexico, Russia, Sweden.

A abertura do evento ficou a cargo de António Pinto, docente da Escola e responsável pela organização do evento. O evento dividido em duas sessões, a primeira moderada por Gonçalo Hermenegildo, a segunda moderada por João Paulo Magalhães, contou ainda com oito oradores de referência na área da segurança informática, Pedro Fortuna - Leads all security research at Jscrambler, Grigorios Fragkos - Responsible for the Cyber Defence / Cyber Advisory Services in Digital14, Catalin Curelaru - Product Security Engineer at Visma, Rob Slade - Information security consultant, researcher and instructor, Xena Olsen - Threat intelligence analyst, Vitor Ventura - Cisco Talos security researcher, Paul Rascagnères - Cisco Talos security researcher e Hardik Parekh - Member of team which developed OWASP SAMM 2.0. Uma sessão que superou todas as expectativas quer ao nível científico quer pela adesão do público-alvo.

Associado ao evento, existiu o exercício Capture The Flag (CTF), este continha 11 desafios que totalizavam um máximo de 324 pontos. Este desafio contou com a participação de 40 participantes, organizados em 20 equipas. Submetidas mais de 750 tentativas de resposta, das quais apenas 36 foram corretas. Apenas uma equipa nomeada de "xSTF", conseguiu responder a todos os desafios alcançando assim o primeiro lugar neste desafio. Em segundo lugar, com o mesmo número de pontos, ficaram as equipas "The Gateless Gate" e "iamroot".

António Pinto, docente da ESTG na área da Segurança Informática, foi o responsável pela organização do evento que contou com a AET Europe, como patrocinador principal.