Entrada > Notícias > Produtech R3: ESTG integra mais um projeto do PRR
Publicado em: 24 Outubro 2022

Produtech R3: ESTG integra mais um projeto do PRR

ESTG integra projeto, aprovado pelo PRR, no âmbito da Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização.

O projeto Produtech R3 (Recuperação – Resiliência – Reindustrialização), aprovado ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), na Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização, obteve um financiamento total de 167 298 999,54€.

O projeto visa capacitar a fileira das tecnologias de produção (FTP) para explorar os significativos investimentos que a indústria vai realizar com a transição verde e digital, reduzindo a dependência tecnológica externa, aumentando o valor acrescentado gerado no país e contribuindo para uma alteração da especialização da economia portuguesa. Este pacto de inovação engloba ainda, ações complementares nas vertentes da educação e formação, da internacionalização, da disseminação e da capacitação, que irão induzir uma alteração estrutural e a criação de um verdadeiro ecossistema de inovação na área das tecnologias de produção, dinâmico e sustentável no período pós-projeto.

Liderado pela Colep, o consórcio reúne 112 empresas e outras entidades, da FTP, dos principais setores da indústria e do sistema científico e tecnológico. Prevê-se o desenvolvimento colaborativo de cerca de 90 novos produtos e serviços inovadores e a sua demonstração em mais de 53 pilotos em empresas dos setores utilizadores.

A ESTG enquanto entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, conta com a participação dos seguintes docentes: Carla Pereira (responsável pelo projeto) e com Nelson Duarte, Davide Carneiro e Sara Martins como membros da equipa. O envolvimento desta equipa, será no work package 8 - Digital & Autonomous Factory, com um financiamento total de 11 740 889,73 e, que envolve uma parceria de 11 entidades (6 empresas e 5 entidades não empresariais do sistema de I&I (ENESII).

Combined Shape

Navigation