Entrada > Notícias > Produtos do Tâmega e Sousa foram promovidos em Londres
Publicado em: 05 Fevereiro 2018

Produtos do Tâmega e Sousa foram promovidos em Londres

in A Verdade | 3-02-2018

A região do Tâmega e Sousa apresentou, a 29 de janeiro, na Embaixada de Portugal no Reino Unido, em Londres, uma seleção de produtos 'premium' da região. A doçaria, os queijos, os enchidos e o vinho verde - símbolo distintivo do território - estiveram em destaque na mostra promocional que contou com cerca de 70 empresários britânicos e portugueses, assim como com vários representantes institucionais, como Manuel Lobo Antunes, embaixador português; Rui Boavista Marques, delegado da AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE) no Reino Unido; Paulo Portela, presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), Cristina Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Lousada, em representação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), bem como de Carla Pereira, vice-presidente da ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Na ocasião, o presidente do CETS agradeceu a total disponibilidade e colaboração da AICEP Portugal Global e da Embaixada de Portugal no Reino Unido - apoio imprescindível na "promoção e identificação da região no mundo, seus produtos e empresas".

De igual modo agradeceu a forte presença de empresários lusos e britânicos nesta iniciativa, proporcionando "um incrível ambiente marcado por oportunidades de negócios, partilha de contactos e experiências". Paulo Portela confidenciou ainda que "há, de facto, muita vontade de comprar produtos portugueses. Os empresários aqui presentes serão, de certo modo, embaixadores dos nossos produtos. Os contactos estão a surgir e estamos certos que muitos destes irão resultar em negócios efetivos".

Já a representante da CIM-TS, Cristina Moreira, realçou o potencial do Tâmega e Sousa, tanto para investimento, como para visita e venda de produtos no Reino Unido. "O que se passou aqui foi realmente extraordinário. A Diáspora Portuguesa é uma oportunidade para a região e essa oportunidade passa muito pelos contactos criados e desenvolvidos nestes palcos privilegiados que são as embaixadas. As pessoas ficaram muito agradadas pelos produtos, mas também houve aqui outras oportunidades que foram surgindo, nomeadamente ao nível do Turismo, Artesanato e Imobiliário", apontou.

Recorde-se que a região tem em curso um conjunto de ações de marketing territorial, no âmbito do projeto "Tâmega e Sousa Internacionaliza", o qual reúne a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a Dolmen - Desenvolvimento Local e Regional e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.