Entrada > Notícias > Programa UPskill
Publicado em: 17 Março 2020

Programa UPskill

O programa UPskill é uma iniciativa de âmbito nacional destinada à (re)qualificação de recursos humanos nas áreas digitais. Se tem interesse por estas áreas, este programa é para si!

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), enquanto promotora do programa UPskill estima, como meta, alcançar um universo de três mil formandos para integração imediata no mercado de trabalho, designadamente nas empresas de tecnologias de informação e comunicação.

Do lado das empresas, e no início do mês de março, a APDC tinha recebido manifestação de interesse em aderir ao programa, como fundadoras, um conjunto de 34 empresas, que iniciaram as negociações para a definição dos respetivos acordos. A APDC continua recetiva à adesão de outras empresas com interesse no programa.

O programa é resultado da vontade do Governo, através dos ministérios da Economia e Transição Digital, Emprego e Formação Profissional e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as Empresas TIC, através da APDC, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e os Institutos Politécnicos. A assinatura do acordo para a concretização do programa UPskill aconteceu no âmbito da 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, do INCoDe.2030, que decorreu a 3 de março na Alfândega do Porto, envolvendo a APDC, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Os inscritos no programa UPskill terão acesso a cursos com duração estimada de 6 meses em ambiente letivo, seguindo-se 3 meses de estágio numa das empresas aderentes. Terminado este percurso há entrada subsequente nos quadros da empresa. A remuneração a auferir durante a formação e no período de estágio será equivalente ao salário mínimo nacional e a posterior integração na empresa será com uma remuneração equivalente no mercado para o mesmo tipo de profissionais e que se estima nos 1.200€ brutos.

Se vive na região do Tâmega e Sousa, e tem ambição de vir a trabalhar nas áreas específicas das tecnologias de informação e comunicação (TIC), aproveite e submeta já a sua candidatura.

Candidaturas aqui!