Entrada > Notícias > Projeto apoiado pela ESTG é finalista em programa da JAP
Publicado em: 19 Maio 2020

Projeto apoiado pela ESTG é finalista em programa da JAP

Cinco estudantes da Escola Secundária de Felgueiras são finalistas da XII Competição Virtual Nacional, da Junior Achievement Portugal (JAP) com um projeto apoiado pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

O Gabinete que orientou o trabalho dos estudantes da Escola Secundária de Felgueiras, da forma adequada ao exigido pelo programa e à participação nesta XII Competição Nacional, viu a equipa de estudantes sair vencedora a nível regional! E, claro, conseguindo o apuramento para a final nacional!

O GAE, através do envolvimento continuado da Vice-Presidente da ESTG e Coordenadora do GAE, Carla Pereira, Renata Freitas, colaboradora do GAE e Rafael Pedrosa, da Porto Global Hub, apoia esta equipa de estudantes, desde o final de 2019. Em articulação constante, a ideia de negócio foi desenvolvida com recurso às ferramentas mais adequadas e encontra-se, nesta fase, robusta o suficiente para poder avançar para a próxima etapa. O trabalho colaborativo com o GAE continua, agora, na preparação da fase final da competição nacional.

As limitações causadas pela pandemia obrigaram a que o programa se desenvolvesse num formato de feira virtual e também as reuniões entre os estudantes e o gabinete se passaram a realizar em trabalho à distância. As eliminatórias foram sendo feitas de forma regional em 7 distritos, com a participação de 6100 estudantes, que perfizeram um total de 352 candidaturas às 7 feiras virtuais, das quais foram apuradas 158 equipas.

A participação dos estudantes da Escola Secundária de Felgueiras contou com a presença de três equipas, na Feira Virtual de Vila Real, onde o projeto “Time for Money” se sagrou vencedor das nove equipas a concurso!

A “Time for Money” consiste numa aplicação onde o utilizador visualiza um anúncio de um produto/serviço. De seguida, responde a uma pergunta sobre o mesmo e, caso responda de forma corretarecebe uma quantia monetária. Finalmente, o utilizador poderá escolher se utiliza a quantia acumulada com as parcerias da “Time for Money”, tendo com isso mais benefícios, ou se encaminha para a sua conta bancária perdendo 60% do dinheiro ganho.

Inserido na Competição, o Programa “Empresa” é uma iniciativa da Junior Achievement, considerada pela Comissão Europeia como uma best practice, que desafia os estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, a criar ao longo de um ano letivo uma miniempresa, desde o desenvolvimento do plano de negócios, a gestão da miniempresa criada e a liquidação da mesma, tudo com o apoio de voluntários empresariais e professores.

A Competição Virtual Nacional será brevemente anunciada no site da Junior Achievement Portugal e conta com 25 equipas finalistas!

A equipa apoiada pela ESTG é composta pelos estudantes, Carlos Carvalho, Francisco Carradori, Francisco Guimarães, Miguel Gomes e Vasco Alves.

Parabéns a estes cinco estudantes pelo forte espírito empreendedor, continuação de um excelente trabalho e boa sorte para a Competição Nacional!