Entrada > Notícias > Projetos dos estudantes de LSIG marcaram pela criatividade e inovação
Publicado em: 06 Janeiro 2017

Projetos dos estudantes de LSIG marcaram pela criatividade e inovação

Decorreu no dia 26 de outubro, o seminário Footwear Industry Cooperation sob a responsabilidade dos estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão.

Nelson Duarte um dos coordenadores e Luís Magolo, representante dos estudantes da Licenciatura deram as boas-vindas aos que se juntaram para debater a cooperação e a competitividade das empresas.

Dorabela Gamboa, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão cumprimentou a plateia, agradecendo a presença de todos com especial atenção aos oradores, elogiando os alunos pela iniciativa de abordar temas tão importantes para a região.

O evento contou com dois painéis. O primeiro reuniu oradores de reconhecido mérito, o Prof. Mário Rui Silva (FEP), o Eng.º António Correia Alves (INESC TEC) e a Eng.ª Rita Souto (CTCP) que apresentaram as suas ideias e visões sobre a Indústria 4.0, a Estratégia de Especialização Inteligente e os Apoios ao Desenvolvimento e Crescimento Empresarial.

No segundo painel foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos Estudantes, que resultam da identificação de necessidades e oportunidades de negócio, em vários setores industriais, mas com foco no setor do calçado. De forma muito resumida os projetos aqui apresentados foram: Digital Shared Warehouse, um marketplace digital para venda de matérias-primas consideradas obsoletas (Economia Circular); FootPrint, um dispositivo de localização a incorporar no calçado de crianças ou pessoas com demência, com possibilidade de georreferenciação e geo-fencing; Touch Your Shoes, uma montra virtual que pode ser descarregada para o smartphone e partir do qual o cliente pode consultar, selecionar e encomendar um produto para mais tarde recolher na loja; FreightLooking, uma plataforma para flexibilização de entregas de mercadorias em pequena quantidade e a LookDesign, uma rede profissional para designers e indústria com o principal objetivo apostar na criação de valor de produtos (manufatura) através do design.

Finalizadas todas as apresentações foi solicitado a todos os participantes que por meio de voto, selecionassem o projeto com maior potencial de negócio, conseguindo o projeto FootPrint obter 43% dos votos.