Entrada > Notícias > São 20 anos a liderar o ensino superior no Tâmega e Sousa
Publicado em: 20 Novembro 2019

São 20 anos a liderar o ensino superior no Tâmega e Sousa

A sessão comemorativa do 20.º aniversário da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO decorreu no dia 18 de novembro, com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Na comemoração dos 20 anos de ESTG quisemos reconhecer e valorizar o talento e o sucesso profissional, reunindo a academia, as entidades externas parceiras e a sociedade. Foram todos convidados e celebrar connosco!

Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, mostrou o seu apreço pela Família ESTG, à qual pertence há 18 anos, agradecendo a todos os que se associam às comemorações dos 20 anos da Escola.  A Presidente identifica as dificuldades encontradas ao longo dos últimos anos de que é exemplo a classificação, pela tutela, do local de implantação da Escola como litoral, aquando das decisões no corte no número de vagas no CNAES, que contrasta com a realidade vivida como uma região do interior quando falamos de questões como a rede de transportes públicos ou no acesso a projetos financiados. Apesar de tudo isto “a nossa determinação e resiliência permitiram-nos chegar ao dia de hoje com elevado sentimento de realização”. A Presidente transmitiu também à audiência a confiança de que as diligências necessárias estão a ser feitas por parte do P.PORTO para a construção das instalações definitivas da ESTG. Por último aproveitou para lançar o tema para o Desafio Anual de Inovação - considerado pelo INA como uma boa prática de inovação na administração pública – que, em 2020, terá o tema da Responsabilidade Social.

Hugo Leal, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG deu os parabéns à Escola por mais um aniversário, partilhando com os presentes as suas preocupações sobre o projeto de criação das infraestruturas definitivas para a atividade letiva/ académica da Escola. Numa intervenção transversal e de agradecimento a todos os envolvidos na disposição de meios aos estudantes a diferentes níveis, Hugo Leal mostrou-se também agradecido à atual Presidência pelo trabalho desenvolvido na Escola.

  

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras mostrou-se satisfeito pela afirmação da Escola ao longo destes 20 anos, cujo crescimento acompanhou de perto.
Para o Presidente existe “um trabalho meritório da ESTG com a Câmara” mostrando disponibilidade do Município no apoio ao Projeto das instalações definitivas da ESTG e na consolidação do aumento do ensino superior no território, envolvendo os agentes económicos e/ou diretamente o município neste processo. Ainda no decorrer da cerimónia, Nuno Fonseca apresentou o projeto criado em parceria com a nossa Escola - Incubadora Tecnológica de Felgueiras. Para o Presidente, a Incubadora é de crucial importância para a criação e desenvolvimento de startups em Felgueiras, envolvendo os agentes económicos e claro os meios humanos que o ensino superior na região, através da ESTG, lhes confere.

João Rocha, Presidente do P.PORTO, deu os parabéns à ESTG pelo esforço feito ao longos dos 20 anos que tem trazido visíveis resultados e que permitiu criar uma Escola que, hoje, tem 1500 estudantes e que constitui um polo de desenvolvimento e de atração da região do Tâmega e Sousa. Numa referência à ocupação, na ESTG, de 100% na 1ª fase do CNAES, o Presidente lembrou que, este ano, “o Politécnico do Porto preencheu uma percentagem de vagas superior a qualquer outra IES da região norte”. A capacidade de atração do P.PORTO é crescente e mesmo com o “infundado, injustificável e persistente desequilíbrio no financiamento” consegue atrair estudantes. O Presidente do P.PORTO mencionou ainda o seu comprometimento com o lançamento do concurso para a construção das novas instalações da ESTG cujo projeto está a ser trabalhado. Em curso estão ainda as obras de requalificação do Edifício Principal da ESTG.

  

Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior afirmou que a ESTG “representa sem dúvida um exemplo paradigmático de sinergia entre a oferta formativa e o tecido empresarial da região representando um dos vetores de desenvolvimento e bem-estar da região do Tâmega e Sousa, através da sua atividade de investigação e transferência de conhecimento científico e tecnológico e da prestação de serviços à comunidade.” Sendo Felgueiras uma das zonas mais importantes no setor do calçado, é também um dos melhores exemplos em Portugal dos setores em que o conhecimento permitiu aumentar enormemente o impacto socioeconómico destas atividades. Como repto final a Secretária de Estado entende que se deve “transformar problemas em oportunidades, e isso faz-se juntando a investigação à inovação e articulando com o Ensino Superior” que levará ao “desenvolvimento local, mas também o desenvolvimento do país”.

Vários atores da sociedade e principalmente da região do Tâmega e Sousa marcaram presença na cerimónia, desde: os deputados da Assembleia da República, Cristina Moreira e Márcia Passos;  Vice-Presidentes e Vereadores das Câmaras Municipais da região do Tâmega e Sousa, o Presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure; de Vice-Presidentes e Pró-Presidentes do Politécnico do Porto; Presidentes e Vice-Presidentes dos Órgãos de Gestão das oito Escolas do P.PORTO; a Provedora do Estudante, a Administradora do P.PORTO e do Administrador dos Serviços de Ação Social do P.PORTO; da Juíza Presidente do Tribunal da Comarca do Porto Este; do Presidente e do Diretor Executivo do CETS e dos Presidentes de Associações Empresariais locais; dos representantes da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, da Unidade Local da ACT de Penafiel, da Autoridade Tributária, do Conselho Regional do Norte da OSAE, da Ordem dos Engenheiros Técnicos, Presidentes e Comandantes das Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho de Felgueiras; das Instituições de Ensino da região e ainda representantes de diversas empresas e de organizações da sociedade civil.

O programa comemorativo do 20º aniversário da ESTG englobou ainda a habitual homenagem aos colaboradores que cumprem 10 anos - e pela primeira vez aos colaboradores que cumprem 20 anos - ao serviço da ESTG.

  

  

  

No âmbito do protocolo entre a ESTG e o Município de Felgueiras, foram entregues, no total, sete prémios de mérito no valor de 1000€, aos estudantes residentes no concelho, que ingressaram no 1º ano com a nota mais elevada em cada uma das Licenciaturas da ESTG.

A empresa SoftIdeia, no âmbito de protocolo com a ESTG, através da Licenciatura de Sistemas de Informação para a Gestão, entregou um prémio no valor de 1000€ ao aluno que terminou o primeiro ano com o melhor desempenho académico.

Terminamos a cerimónia a cantar os parabéns à ESTG pela voz das duas tunas da ESTG: TUSA - Tuna Masculina da ESTG e Aventuna - Tuna Feminina da ESTG. As comemorações dos 20 anos da ESTG prolongar-se-ão ao longo de 2020.  Juntem-se a nós!

Combined Shape

Navigation