Entrada > Notícias > Sara Rodrigues @ Erasmus Alemanha
Publicado em: 02 Maio 2022

Sara Rodrigues @ Erasmus Alemanha

Sara Rodrigues, estudante do Mestrado em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, escolheu a Alemanha para viver a sua experiência Erasmus.

A Sara esteve, no 1º semestre do ano-letivo 2021/2022 na University of Applied Sciences Schmalkalden, a viver a sua experiência Erasmus.

Quando tomaste a decisão de fazer Erasmus?

Para fazer Erasmus quis escolher um país que fosse diferente, que me desse a conhecer uma realidade mais distinta de Portugal. Sendo que o primeiro Erasmus que fiz foi na Turquia, desta vez pretendia um país mais a Norte da Europa. Sendo que as opções da Noruega e Dinamarca não foram tão favoráveis a nível de equivalências e por isso optei pela Alemanha.

Porque escolheste a Alemanha?

A escolha foi feita depois de alguma pesquisa relativamente ao custo de vida, qualidade dos transportes públicos e localização. A Alemanha está localizada no centro da Europa, o que facilita viajar para outros países europeus, por exemplo de comboio - um processo bastante rápido e relativamente barato.

Até agora, quais foram os maiores desafios que tens vivido? Como estás a avaliar a experiência?

Até agora o maior desafio tem sido a língua. Na Turíngia, principalmente as pessoas mais velhas não falam inglês e por essa razão às vezes é mais difícil a comunicação. Contudo, a experiência tem sido muito positiva até agora. A universidade tem uma grande comunidade internacional, o que facilita a integração e, como tal, a própria universidade está bem preparada para receber estudantes Erasmus e estudantes Internacionais.

Que benefícios pessoais e profissionais pensas obter por ter decidido realizar este período de mobilidade?

A nível pessoal tem sido muito enriquecedor, pois sempre gostei de experienciar novas culturas e vivências. A nível pessoal pretendo conhecer outro país e outra cultura, aumentar a minha capacidade de resiliência e ainda aprender outra língua.

A nível profissional considero que é importante adquirir valências diferentes dos restantes colegas, já que no mercado de trabalho podem fazer a diferença e acredito também que as empresas valorizam essa capacidade de adaptação resiliência adquirida.

Que conselhos dás a futuros estudantes de Erasmus? Recomendas aos teus colegas que se aventurem numa mobilidade Erasmus?

Recomendo veemente que se aventurem numa mobilidade Erasmus. É uma experiência única, que dificilmente poderão voltar a ter a possibilidade de repetir. Aconselho a que ponderem o destino, já que dependendo também da personalidade de cada um e a capacidade económica, umas opções poderão ser melhores do que outras. Mas há boas opções para todos. Desde Espanha, a Noruega ...  as ofertas são imensas.

A comunidade Erasmus, o GRI da ESTG (que tem sido extremamente prestável durante todo o processo) e o GRI da instituição acolhedora certamente que vos vão receber muito bem e ajudar com tudo o que necessitarem.