Na unidade curricular de Seminário de Projeto, os estudantes têm a possibilidade de contactar com organizações e personalidades com atividade relevante em áreas avançadas da Engenharia Informática e de conhecer o que é realizado ao nível da inovação e da investigação com o intuito de os treinar para a identificação e desenvolvimento das temáticas a abordar nos seus trabalhos finais de mestrado.
Objetivos
Numa nova era de desenvolvimento tecnológico, em que os utilizadores valorizam cada vez mais a qualidade de vida, seja na perspetiva de conforto, seja na perspetiva de não terem preocupações desnecessárias, impõe-se que as soluções tecnológicas caminhem nesse sentido, e vão de encontro à resolução dos problemas e dificuldades das pessoas.
Os espaços inteligentes têm um papel fundamental como solução para assegurar o conforto do ambiente e de utilização, sem ignorar aspetos igualmente relevantes, como a sustentabilidade ambiental. São a solução por excelência para promover conforto ao nível de cada espaço da habitação ou mesmo ao nível das preferências individuais dos seus utilizadores, de forma totalmente transparente e não invasiva, e considerando aspetos como tipo de espaço (doméstico, profissional ou de lazer), características térmicas do espaço e dos equipamentos de promoção de conforto, tempos de reação, condições externas (temperatura), entre outros.
CONVIDADO
Pedro Filipe Oliveira
Ph.D em Ciências da computação pelas Universidades do Minho, Aveiro e Porto, licenciou-se em Engenharia Informática no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e realizou o mestrado em Sistemas e Informação Empresarial no Instituto Superior Técnico, Portugal.
É docente na Escola de Tecnologia e Gestão (ESTiG), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É membro do comité científico de diversas conferências e é membro do conselho editorial do International Journal of Network Security & Its Applications (IJNSA) e do Journal of Artificial Intelligence and Big Data (JAIBD). As suas principais áreas de investigação são: Inteligência Artificial, Sistemas Multiagente, Inteligência Ambiental, Internet das Coisas (IoT) e dashboards de aprendizagem.
PARTICIPAÇÃO GRATUITA SUJEITA A INSCRIÇÃO