Entrada > Notícias > Seminário | Linguagens, Autómatos e Máquinas Turing

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

Adicionar evento ao calendário

A ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO promove um seminário onde serão apresentadas algumas noções e resultados fundamentais da teoria de linguagens regulares e autómatos finitos, que constitui uma parte importante das ciências da computação.

A Matemática Discreta é de extrema relevância e aplicabilidade em muitas áreas, em particular para a formação de profissionais nas áreas das ciências da computação. São diversos os temas tratados nesta área da matemática tais como o raciocínio matemático, a análise combinatória, as estruturas discretas, o pensamento algorítmico, as aplicações e modelação.

Será dado especial atenção aos autómatos finitos determinísticos pois apesar destes serem definidos como um conceito matemático abstrato, podem ser implementados através de Hardware e Software para resolver diversos problemas específicos. As linguagens reconhecidas por este são precisamente as linguagens regulares. Para finalizar será introduzida uma noção básica de máquina de Turing como um exemplo de máquina que reconhece outras linguagens além das regulares.

ORADORA CONVIDADA

Conceição Veloso Nogueira

Docente do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria desde 2004.

Concluiu a licenciatura em Matemática (ensino de) em 2003 pela Universidade do Minho. Fez mestrado e doutoramento em Matemática (Álgebra – Semigrupos Finitos) na mesma universidade concluídos respetivamente em 2006 com a dissertação “O problema da omega-palavra para pseudovariedades de semigrupos” e em 2010 com a dissertação "Propriedades algorítmicas envolvendo a pseudovariedade LSl".

Tem realizado atividade de investigação como membro integrado do grupo de Álgebra, Lógica e Computação (ALC) do Centro de Matemática da Universidade do Minho (CMAT). Além disso, tem sido colaboradora de diversos projetos financiados.

Os seus principais interesses de investigação são: Teoria de Semigrupos Finitos; Teoria de Autómatos e Linguagens Formais; Modelação Matemática na Área da Saúde e no Setor Industrial.

DESTINATÁRIOS

Estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática

Estudantes da Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores

Todos os interessados pelo tema