Entrada > Notícias > Sérgio Magalhães venceu o Best Paper do MSol no ESTG Masters
Publicado em: 13 Março 2020

Sérgio Magalhães venceu o Best Paper do MSol no ESTG Masters

Sérgio Magalhães, estudante da ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO foi o vencedor do prémio Best Paper do Mestrado em Solicitadoria (MSol), na 10ª edição do ESTG Masters.

O estudante recebeu o prémio com o artigo: “O planeamento fiscal: análise da problemática e das suas fronteiras, medidas antiabuso e questões conexas”, em coautoria com a Prof. Patrícia Anjos Azevedo.

A minha caminhada rumo ao Masters começou em 2018, quando ingressei na ESTG para frequentar o Mestrado em Solicitadoria. À época, tinha acabado de concluir a Licenciatura em Solicitadoria na ESG do IPCA e o Direito tinha-se tornado a minha paixão. Por isso, era o momento de prosseguir com os meus sonhos e projetos pessoais, sendo que encontrei no Mestrado em Solicitadoria da ESTG o meio ideal para aprofundar os meus conhecimentos.

A excelência/qualidade, o profissionalismo, o rigor e a disponibilidade/proximidade do corpo docente, bem como a adequação do plano curricular, aliados à superioridade e à referência a nível nacional que é a ESTG, foram os fatores determinantes que me levaram a ingressar neste Mestrado.

O primeiro ano, composto por uma componente letiva, serviu na perfeição o meu objetivo de aprofundar conhecimentos na área da Solicitadoria, preparando-me para o cabal desempenho da profissão de Solicitador, que espero vir a desenvolver num futuro muito próximo. Além do mais, através do desenvolvimento de inúmeros trabalhos de investigação científica, e consequente apresentação oral, preparei-me – de forma algo surpreendente – para o segundo ano, no qual me encontro a desenvolver o Projeto Avançado.

É neste segundo ano que surge o ESTG MASTERS, que decorreu no passado dia 4 de março e que já vai na sua 10ª edição, o que, por si só, já demonstra o sucesso deste evento. Este evento científico conta com participação dos estudantes dos sete cursos de mestrado lecionados na ESTG, que neste dia apresentam os resultados dos trabalhos que se encontram a desenvolver no decurso do Projeto Avançado, possibilitando a partilha de conhecimentos entre a Comunidade Académica.

No meu caso, tenho vindo a desenvolver, com a ajuda da minha orientadora, a Professora Doutora Patrícia Anjos Azevedo, o tema intitulado “O planeamento fiscal: análise da problemática e das suas fronteiras, medidas antiabuso e questões conexas”, que foi distinguido com o prémio de BEST PAPER do Mestrado em Solicitadoria, facto que muito nos honrou e orgulhou (devo, contudo, confessar que esta conquista veio superar as minhas expetativas!).

Este reconhecimento será certamente importante para me dar um novo ânimo no desenvolvimento desta temática, tendo em vista o trabalho final do Projeto Avançado. Acredito, sinceramente, que este tema se trata de uma mais valia nos dias de hoje, especialmente dada a relevância que assume, confiando que posso dar um contributo positivo à comunidade académica e científica, na análise das questões que a este respeito se levantam.

Para este prémio em muito contribuiu a ESTG, que me facultou todos os meios para desenvolver o PAPER, bem como todo o corpo docente do Mestrado, que me dotou de uma diversidade de conhecimentos úteis e, sem os quais, eu nunca poderia ter chegado até aqui.

No entanto, não posso deixar de dirigir uma palavra também à minha família (especialmente aos meus Pais) e a todos os colegas e docentes com quem já tive o privilégio de contactar e de partilhar conhecimentos e experiências; afinal de contas, somos um pouco de cada pessoa que connosco contacta ao longo da nossa vida.

Finalmente, deixo para último o agradecimento mais especial de todos, à minha orientadora Patrícia Anjos Azevedo, pela dedicação, disponibilidade, motivação e confiança depositada em mim. Apenas tive o privilégio de a conhecer quando ingressei na ESTG, e em cada dia que passa, tem vindo a surpreender-me mais, pois tem sido verdadeiramente incansável.

Agradeço ainda à Comissão Científica do evento a distinção atribuída ao nosso artigo, bem como à ESTG, na pessoa da Professora Doutora Dorabela Gamboa, todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a todos os níveis.

A todos e a todas, o meu MUITO OBRIGADO!”

Sérgio Magalhães, estudante do Mestrado em Solicitadoria