Entrada > Notícias > Simulacro de Incêndio na ESTG
Publicado em: 10 Dezembro 2019

Simulacro de Incêndio na ESTG

O Plano de Emergência da ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, foi mais uma vez testado com a ocorrência de um incêndio no edifício Auditórios!

O alerta foi dado pelas 14h30 do dia 09 de dezembro. O foco de incêndio que deflagrou no Edifício Auditórios propagou-se e obrigou à evacuação dos edifícios contíguos. Soou o alarme em todos os edifícios do recinto, obrigando os utilizadores dos diferentes espaços a deslocaram-se para o ponto de encontro, sob supervisão da equipa de intervenção que assegurou que a saída das pessoas se fazia de forma rápida e ordeira e que nenhuma ficava no interior dos edifícios.

Dois feridos foram evacuados pelos profissionais do Serviço e pelos Bombeiros. Uma das vítimas, com a perna partida foi prontamente socorrida pela equipa de primeiros socorros e posteriormente, assistida no Serviço de Urgência, onde foram de igual modo assistidos os restantes feridos.

Com a realização deste exercício pretendemos avaliar a eficácia do Plano de Emergência Interno da ESTG e ainda treinar os agentes internos e externos ao nível das comunicações, do manuseamento dos equipamentos de 1ª intervenção, designadamente extintores e bocas-de-incêndio, bem como articular os meios internos com os meios externos de socorro e salvamento.

Diretamente envolvidos na ação estiveram os Bombeiros Voluntários de Felgueiras, com cerca de 6 operacionais, uma viatura de assistência médica e uma viatura de combate a incêndio. Tiveram ainda um papel ativo neste simulacro, a  Dra. Catarina Martins, Administradora da ESTG e Delegada de Segurança, todos os colaboradores não docentes que integram as diferentes equipas envolvidas, e os estudantes da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente e o Prof. João Bastos na coordenação deste exercício de simulacro.

No final do exercício foi tempo para avaliar os procedimentos adotados na resolução da situação simulada, quer por parte da equipa da ESTG, quer por parte dos estudantes.

Obrigada a todos pela colaboração!