Entrada > Notícias > Susana Machado recebe uma menção honrosa no âmbito do Prémio Liberdade Religiosa 2017
Publicado em: 09 Março 2018

Susana Machado recebe uma menção honrosa no âmbito do Prémio Liberdade Religiosa 2017

O Júri do Prémio da Liberdade Religiosa decidiu atribuir uma menção honrosa ao trabalho “Uso de Símbolos Religiosos no local de trabalho: os limites à liberdade de manifestação das convicções religiosas” desenvolvido por Susana Machado, investigadora do CIICESI e docente da ESTG.

Foram 21 as candidaturas apresentadas ao prémio, e no processo de seleção foram tidos em conta, de modo particular, aspetos como a focagem no problema da liberdade religiosa na sociedade portuguesa; o grau de pericialidade das metodologias utilizadas; o contributo para a construção do conhecimento; e o impacto social da investigação/reflexão.

O trabalho de Susana Machado é visto de uma forma global, pelo júri deste prémio como: “uma reflexão consistente, informada e apoiada, cruzando perspetivas de direitos fundamentais, direito da União Europeia, direito internacional e direito do trabalho, áreas que normalmente não são cultivadas pelos mesmos juristas. Destaca-se a capacidade de trazer, para a ciência jurídica portuguesa, critérios e modelos que contribuem de modo relevante para a resolução de problemas jurídicos de colisão de direitos no seio da relação laboral.”

O "Prémio Liberdade Religiosa" é atribuído a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa em Portugal, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, sociológica e conta com o apoio do Ministério da Justiça.

A vencedora do prémio Liberdade Religiosa 2017, foi Rita Mendonça Leite, com o trabalho: "O Papel da Sociedade Bíblica na construção da Liberdade Religiosa em Portugal durante a Monarquia Constitucional e a I República".

A entrega do prémio e da menção honrosa será feita pela Ministra da Justiça, a 26 de fevereiro, pelas 15 horas no salão nobre do Ministério da Justiça (Praça do Comércio).

 

Notícias Relacionadas

Comissão da Liberdade Religiosa diz que Portugal é exemplo de tolerância e diálogo | in Público

Prémio Liberdade Religiosa 2017 distingue defesa da igualdade de cultos | in República Portuguesa

Igreja/Estado: «Há imensa perseguição religiosa no mundo» – José Vera Jardim (c/Vídeo) | in Ecclesia

Combined Shape

Navigation