Entrada > Notícias > Teresa Macedo venceu prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 11 Março 2023

Teresa Macedo venceu prémio Best Paper no ESTG Masters

Damos os parabéns à nossa estudante do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2023 do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança, na 13ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: Motivações, vantagens, fatores críticos de sucesso e práticas de conciliação decorrentes da implementação da NP 4552 – estudo em Portugal” da estudante Teresa Macedo em coautoria com Vanda Lima e Marisa Ferreira.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Teresa e continuação de muitos sucessos! Ficamos com o seu testemunho sobre esta experiência académica:

“Tive o privilégio de apresentar o artigo “Motivações, vantagens, fatores críticos de sucesso e práticas de conciliação decorrentes da implementação da NP 4552 – estudo em Portugal ”, que foi distinguido com o prémio “Best Paper”, na Edição de 2023 do ESTG Masters.

A escolha desta área constituiu um desafio, numa tentativa de sair da minha zona de conforto. Por outro lado, resultou das necessidades sentidas ao longo do meu percurso profissional em conciliar as três vertentes da vida: profissional, pessoal e familiar, enquanto profissional, mãe, filha, esposa, aluna e pessoa.

O tema da conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar é cada vez mais considerado como fator primordial na qualidade de vida dos cidadãos, na produtividade e na competitividade das organizações.  A nível internacional e nacional, várias têm sido as ações no sentido de encontrar soluções e estratégias flexíveis para os diferentes papéis e responsabilidades na vida profissional, pessoal e familiar.

Como contributo para o avanço do conhecimento, com o estudo em curso, pretende-se disponibilizar informação que possa orientar governos, organizações e sociedade em geral na definição de políticas e ações de conciliação e, em simultâneo, contribuir para uma reflexão sobre o que pode ser melhorado no futuro para uma mais eficiente e eficaz implementação da Norma 4552.

Não posso deixar de agradecer aos colegas do MGIQAS pelo companheirismo, assim como a todos os docentes pelo profissionalismo e dedicação. Resta-me agradecer ao Diretor do MGIQAS, Professor Miguel Lopes, pela constante presença ao longo Mestrado, bem como um especial agradecimento às minhas orientadoras, Professoras Vanda Lima e Marisa Ferreira, por toda a disponibilidade, exigência e apoio desde o primeiro dia neste projeto.

Aos atuais e futuros alunos da ESTG deixo um conselho: "Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.”(Ricardo Reis)”

Teresa Macedo, estudante do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança | 07-03-2023