Entrada > Notícias > Tiago Fernandes @ Erasmus Alemanha
Publicado em: 24 Março 2022

Tiago Fernandes @ Erasmus Alemanha

Tiago Fernandes, estudante do Mestrado em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, escolheu a Alemanha para viver a sua experiência Erasmus.

O Tiago esteve, no 1º semestre do ano letivo 2021/2022, a viver a sua experiência Erasmus na University of Applied Sciences Schmalkalden e contou-nos como foi.

Quando tomaste a decisão de fazer Erasmus?

A vontade de realizar uma mobilidade Erasmus surgiu antes de entrar para o mestrado, depois de ouvir testemunhos muito positivos de colegas que realizaram uma mobilidade.

Porque escolheste a Alemanha?

A escolha foi feita depois de alguma pesquisa relativamente ao custo de vida, qualidade dos transportes públicos e localização. A Alemanha está localizada no centro da Europa, o que facilita viajar para outros países europeus, por exemplo de comboio - um processo bastante rápido e relativamente barato.

Até agora, quais foram os maiores desafios que tens vivido? Como estás a avaliar a experiência?

O maior desafio até agora tem sido a língua. Como Schmalkalden é uma cidade pequena e está localizada no Este da Alemanha (tendo sido controlada pela união soviética depois da 2ª Guerra Mundial) não é realmente surpreendente que a sua população mais velha não fale a língua inglesa (é mais provável falarem russo como segunda língua). Contudo, as pessoas mais jovens e claro os estudantes, funcionários e professores da faculdade já o falam e em contexto escolar nunca tive qualquer problema em comunicar em inglês.

Que benefícios pessoais e profissionais pensas obter por ter decidido realizar este período de mobilidade?

A nível pessoal tem sido muito enriquecedor, pois sempre gostei de experienciar novas realidades e conhecer diferentes culturas. Esta mobilidade, não só me permitiu experienciar e aprender mais sobre a cultura alemã, mas também todas as outras culturas dos muitos estudantes em mobilidade que aqui estudam, que vêm de todos os cantos do mundo.

A nível profissional, penso que também existem várias mais valias. A nível linguístico, consigo melhorar o nível de inglês, sendo a língua que é utilizada nas aulas, bem como aprender uma língua nova: o alemão. Julgo também que as empresas dão valor a alguém que realizou Erasmus, pois, de certa forma mostra que a pessoa tem uma mente aberta, que é independente e que consegue adaptar-se a novas realidades. Por último, o mercado de trabalho, principalmente na área de IT está a tornar-se cada vez mais internacional, e com a experiência Erasmus conseguimos perceber que viver noutro país é relativamente fácil, permitindo-nos assim procurar emprego e oportunidades internacionalmente de forma confiante.

Que conselhos dás a futuros estudantes de Erasmus? Recomendas aos teus colegas que se aventurem numa mobilidade Erasmus?

Recomendo vivamente que todos os estudantes se aventurem numa mobilidade Erasmus, especialmente aqueles que gostem de viajar. É uma excelente oportunidade de conhecerem outros países, cidades, pessoas e culturas a um custo muito reduzido, e é também uma excelente forma de aprender uma nova língua, como é o caso do alemão (a faculdade de Schmalkalden oferece aulas de vários níveis de alemão de forma gratuita).