Entrada > Notícias > Um de Nós | Alice Meireles
Publicado em: 10 Julho 2018

Um de Nós | Alice Meireles

Natural da Lixa e a residir na mesma cidade, Alice Meireles tem uma ligação profunda com a Escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

Viu nascer a Escola, ainda esta não se chamava Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Assessoria os três órgãos de gestão da Escola: a Presidência, o Conselho Técnico Científico e o Conselho Pedagógico.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Iniciei as minhas funções em 2000, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Fiz parte de toda a estória que antecedeu à ESTG, na então chamada Academia Politécnica de Vale do Sousa.
Assessorei o Professor Eurico Lemos Pires em toda a organização e elaboração do projeto da Academia. Este projeto teve início no ano de 1994.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Foram tempos de muito trabalho com a elaboração de estudos para a criação da Academia e mais tarde da Escola Superior no Vale do Sousa.
Trabalhar com o Professor Eurico Lemos Pires foi, sem dúvida, uma honra e aprendi muito, tanto pessoal como profissionalmente.
Recordo-me também dos primeiros 15 estudantes, tínhamos só uma licenciatura em Ciências Empresariais e as aulas decorriam no Centro de Tecnológico do Calçado.
Estou a falar do ano letivo 1999/2000, estava eu grávida do meu segundo filho.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Tudo quanto faço, realiza-me. Sinto-me privilegiada por trabalhar aqui. Desde logo, aquela janela virada para o local de onde o Sol desperta, assim como o horizonte que por essa mesma janela entra. Também as relações com toda a comunidade ESTG são excelentes. Não posso deixar de salientar o reconhecimento, ao longo destes dezoito anos, por parte de todos os Presidentes com quem tive o prazer de trabalhar. E para terminar: trabalhar naquilo que se gosta, deixa em nós o gosto daquilo que se faz!

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A sua localização e as acessibilidades. A ligação muito próxima entre toda a Comunidade da ESTG. E para finalizar: é Minha a Nossa Escola!

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Em 18 anos a ESTG mudou muito, iniciamos com uma licenciatura e 15 alunos, atualmente temos 7 licenciaturas, 7 Mestrados e 7 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), um total de 1400 alunos. Sublinho também a criação de um Centro de Investigação, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, e a construção de novos edifícios.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE?
Foram vários, saliento a despedida do Professor Eurico Lemos Pires enquanto Diretor da Escola.

UMA IDEIA PARA O FUTURO?
Sermos cada vez mais uma referência na região, aumentando a ligação ao tecido empresarial e aumentando a oferta formativa.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos. Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.