Entrada > Notícias > Um manual da DGS para as famílias
Publicado em: 17 Abril 2020

Um manual da DGS para as famílias

A Direção-Geral da Saúde lançou um manual para as famílias, de forma a apoiar todos os que, agora, lidam com o isolamento em contexto familiar.

O manual é desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento, na situação atual de pandemia por COVID 19.

Neste manual são exploradas as formas de lidar com as situações com que, atualmente, grande parte de nós se depara: as emoções, o stress COVID 19, a separação, as rotinas, a ansiedade nos jovens, regras e limites, o isolamento e a segurança online.

Segundo a DGS “neste momento crítico é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais. “

Desafia, então, pais, mães e cuidadores/as a estarem atentas/os e adotarem estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.

Manual disponível AQUI!

Combined Shape

Navigation