Entrada > Notícias > Vamos fazer da ESTG uma Eco-Escola
Publicado em: 16 Abril 2021

Vamos fazer da ESTG uma Eco-Escola

O Conselho Eco-Escola da Escola Superior de Tecnologia e Gestão está formado e contamos com toda a comunidade académica para a participação ativa no Programa.

Integrada na Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), desenvolve desde 1996, em Portugal, o programa internacional Eco-Escolas com o objetivo de encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola, conseguindo-se desta forma uma confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

A ESTG aderiu ao programa no início do ano civil e tem, desde então, iniciado um conjunto de ações sobre os temas base da energia, da água e dos resíduos, sendo o tema do ano, os espaços exteriores. A implementação do programa segue a metodologia dos sete passos da ABAE/FEE, onde a articulação das atividades de exploração dos diversos temas, contribui para uma melhoria global do ambiente da Escola e da comunidade.

Aos nossos estudantes, elementos fundamentais nas ações, é-lhes dirigido o desafio de integrarem processos de decisão e de tomada de consciência para a importância do ambiente no seu dia-a-da e no contexto familiar e comunitário.

O Conselho Eco-Escolas é atualmente composto por 13 elementos, conta com o docente Miguel Lopes, enquanto coordenador do programa, e inclui representantes da gestão, dos professores, dos estudantes, do pessoal administrativo e técnico e do Município de Felgueiras.

Muito em breve, as ações em desenvolvimento pelos vários agentes envolvidos já serão visíveis e contamos com toda a comunidade nesta caminhada por uma ESTG mais sustentável.