Entrada > Notícias > Visita da Universidade Europeia Athena à região
Publicado em: 28 Outubro 2022

Visita da Universidade Europeia Athena à região

Os membros da Universidade Europeia ATHENA, projeto transnacional liderado pelo Politécnico do Porto, visitaram a região do Tâmega e Sousa, no início de outubro, para conhecer o ecossistema empresarial do Tâmega e Sousa.

O dia começou no PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Center, numa sessão de boas-vindas e apresentação desta estrutura dedicada à investigação, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo, numa sessão moderada pela Vice-presidente da ESTG, Marisa Ferreira.

Seguiram-se dois workshops, relacionados com os temas da economia circular e logística sustentável, assegurados pelos investigadores do CIICESI, Sara Martins e Wellington Alves, gerando-se uma animada discussão sobre cooperação e projetos de investigação conjuntos. As visitas empresariais e de networking passaram por Amarante e por Felgueiras. Foram visitados o IET - Instituto Empresarial do Tâmega, a AMC – Alexandrino Matias & Cª e a Nobrand.

A Universidade Europeia ATHENA - Advanced Technology Higher Education Network Alliance - faz parte de um processo de transformação do ensino superior europeu que visa a construção de um Espaço Europeu de Educação e Investigação. É liderada pelo Politécnico do Porto, integra a Universidade Helénica Mediterrânica (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Universidade de Orléans (França), a Universidade Técnica de Vilnius (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Universidade Maria Curie-Skłodowska (Polónia). A partilha de recursos, ferramentas, infraestruturas, e a promoção de uma cultura de mobilidade incorporada estão entre os benefícios centrais que esta aliança trará às nove instituições parceiras, que, em conjunto, albergam mais de 170.000 estudantes.