Entrada > Notícias > Volta ao Conhecimento coloca a ESTG na Volta a Portugal
Publicado em: 11 Agosto 2018

Volta ao Conhecimento coloca a ESTG na Volta a Portugal

A 80ª Volta a Portugal decorreu em sintonia com a 2ª Volta ao Conhecimento, proporcionando à ESTG a possibilidade de estar presente na etapa que partiu de Felgueiras pedalando até à meta em Mondim de Basto no alto da Sra. Da Graça.

A ESTG marcou assim, este ano, presença na 9ª etapa desta prova mítica do desporto em Portugal, onde promoveu a sua oferta ao nível da formação, investigação e produção científica.

Na etapa 9 foram percorridos vários quilómetros dentro da região do Tâmega e Sousa, e porque a volta também se fez da promoção de conhecimento e de aproximação das instituições ao território, estivemos em Mondim de Basto, com toda a informação do que se produz em termos de conhecimento científico na nossa Escola, onde diariamente docentes, investigadores e estudantes trabalham na prestação de serviços à comunidade e difusão do saber nos nossos domínios.

Toda a atividade de inovação e investigação da ESTG, centra-se no CIICESI - Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação, que através do GAE - Gabinete de Apoio ao Empreendedor realiza a transferência de tecnologia para as empresas e instituições da região em que se insere. Na ESTG regista-se um aumento efetivo em termos de produção científica, mas também e sobretudo, na qualidade dos projetos que desenvolve com a comunidade, através da aplicação e valorização económica dos resultados de investigação. A par disto a escola está envolvida em processos de transferência de conhecimento científico e tecnológico, quer seja através da prestação de serviços, projetos em consórcio, licenciamento de patentes ou criação de spin-offs.

A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Enino Superior desenvolvida em parceria com a Volta a Portugal e a RTP, e com a colaboração das instituições de Ensino Superior, do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Em www.voltaaoconhecimento.pt estão disponíveis conteúdos de base científica em torno das 10 Etapas com Conhecimento.