Entrada > Notícias > Voto de Pesar pelo falecimento do Prof. Eurico Lemos Pires
Publicado em: 25 Outubro 2018

Voto de Pesar pelo falecimento do Prof. Eurico Lemos Pires

Por deliberação da Assembleia Municipal de Felgueiras, dirigida pelo seu Presidente Prof. José Campos, na reunião do passado dia 25 de setembro foi aprovado por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do Prof. Doutor Eurico Lemos Pires.

Transcrevemos o conteúdo do Voto de Pesar emitido pela Assembleia Municipal de Felgueiras.

VOTO DE PESAR

“Faleceu com 91 anos no passado dia 5 de agosto de 2018, o Sr. Professor Doutor Eurico Lemos Pires.

Professor e investigador, foi autor de vários trabalhos da educação e da política educativa, dos quais se destacam: "A Lei de Bases do Sistema Educativo", "O Ensino Básico em Portugal", O Estatuto de carreira Docente" e "A Construção Social da Educação Escolar".

Teve um papel fundamental na instalação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, atual ESTG, da qual foi o primeiro Diretor, tendo exercido funções entre 1999 e 2003. A sua visão, empenho e perseverança possibilitou a instalação, nesta cidade, de um polo do ensino superior que muito contribuiu para o desenvolvimento económico, social e cultural deste concelho, possibilitando ainda o acesso ao ensino superior de milhares de estudantes, em grande parte, provenientes da região do Vale do Sousa e do Baixo Tâmega.

A sua inestimável contribuição possibilitou a projeção e credibilização dessa instituição, no seio do Instituto Politécnico do Porto, ao nível nacional e internacional.

Foi homenageado pela ESTG em 2009, tendo sido atribuído o seu nome ao edifício principal.

Foi, desde 2013, Professor Emérito do Instituto Politécnico do Porto.

Em 2014, foi agraciado pela Câmara Municipal de Felgueiras com a Medalha de Ouro do Concelho, pelos elevados préstimos educacionais e culturais prestados ao nosso concelho.

Tendo em conta o exposto, o Grupo Parlamentar do PSD-PPM, propõe a aprovação de um Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Professor Doutor Eurico Lemos Pires e que do mesmo seja dado conhecimento à família enlutada, ao Instituto Politécnico do Porto e à Escola Superior de Tecnologia e Gestão."