Entrada > Notícias > Workshop | Empreendedorismo

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

Adicionar evento ao calendário

As restrições atualmente existentes no mercado de trabalho implicam que os estudantes do ensino superior, em particular aqueles que frequentam formações com um caráter mais prático e próximo das empresas - como são os CTeSP - conheçam e dominem um conjunto de ferramentas intimamente ligadas ao Empreendedorismo. Esta formação, iminentemente prática, visa preparar os futuros profissionais de PME para os desafios internos e externos do Empreendedorismo e da inovação.

Destinatários

Estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais da ESTG

Condições de Acesso

- Estar inscrito num Curso Técnico Superior Profissional na ESTG

Formadores

- Dr. Luís Branco Barros

- Dr. João Abreu

Objetivos

Este curso procurará atingir dois objetivos primordiais da experiência de empreender- SER E SABER EMPREENDER através da sensibilização dos participantes para a importância da comunicação, das redes e das relações interpessoais e das equipas como fatores de competitividade, bem coma da definição de estratégias e do uso de ferramentas tradicionais e inovadoras de gestão, para um adequado posicionamento dos negócios no mercado.

Módulos

Módulo 1: Ser Empreendedor- A Carta de Vida Relacional do Empreendedor-das competências às paixões. Omixempreendedorpessoal. Novas dinâmicas de colaboração e gestão de equipas de trabalho.

Módulo 2: Saber Empreender -Mercado, Recursos e Monetização. Branding. Dos detalhes à competição. Facilitadores de acesso a mercados internacionais. Das ideias aos projetos - a importância do Plano de Negócios. As ações de investimento e de financiamento do Negócio. Fontes tradicionais e alternativas. Entidades de apoio. A engenharia empreendedora. Casas exemplares.

Módulo 3: Panorama internacional. Estatísticas mundiais da população. Fatores determinantes para a internacionalização. 0 que é preciso saber e conhecer antes de internacionalizar. Contributos para uma decisão fundamentada de internacionalizar. Estudos de mercados internacionais. Fontes de informação. Caso prático.

ampn