Entrada > Notícias > Workshop | Introdução à Programação Funcional em Java

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

Adicionar evento ao calendário

O Workshop em Introdução à Programação Funcional em Java decorre na ESTG no próximo dia 23 de maio.

A programação funcional é um paradigma de programação declarativo, em que as programas são escritos coma expressões/declarações em vez de instruções, como no paradigma imperativo.

Até há pouco tempo, as linguagens de programação funcional eram mais utilizadas no domínio académico do que no domínio comercial/profissional. Contudo, dada a eficiência e possibilidades de paralelismo destas linguagens, estas tem vindo a ser cada vez mais utilizadas nas frameworks atuais de processamento de dados distribuídas tais com a Spark au Hadoop.

Assim, a proficiência neste tipo de linguagens passa a ser uma mais valia para um engenheiro de software, especialmente tendo em conta o crescimento desta área nos últimos anos.

Com a realização do workshop pretende complementar o currículo dos estudantes da ESTG, nas áreas da Informática, dando-lhes competências básicas nesta área e contribuindo para uma melhor preparação com vista as necessidades atuais do mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Data Science e Data Engineering.

Condições de Acesso

São recomendados conhecimentos básicos de programação, nomeadamente da linguagem Java e de Programação Orientada a Objetos.

Estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática

Estudantes da Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores

Estudantes da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão

Estudantes do Mestrado em Engenharia Informática