Entrada > Notícias > Workshop | Introdução ao Software Maxima

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

Adicionar evento ao calendário

O workshop de Introdução ao Software Maxima organizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) destina-se a todos os estudantes, docentes e investigadores independentemente da sua área de formação, que tenham interesse em conhecer e explorar o software.

O software Maxima, software de acesso livre, é um sistema para a manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, séries de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, polinómios, conjuntos, listas, vetores, matrizes e tensores. O Maxima produz resultados numéricos de alta precisão usando frações exatas, inteiros de precisão arbitrária e números de ponto flutuante de precisão variável. Pode ainda desenhar funções e dados em duas e três dimensões. O código-fonte do Maxima pode ser compilado em muitos sistemas operativos, incluindo Windows, Linux e MacOS X.

O Maxima é ainda um software livre (grátis).

DESTINATÁRIOS

Estudantes do 1ºano da LEI na unidade curricular de Matemática Computacional I

Este workshop irá permitir aos estudantes terem um primeiro contacto com o software que será uma mais-valia nas aulas de práticas laboratoriais de Matemática Computacional I possam facilmente resolver os exercícios.

FORMADOR

Maria João Polidoro

OBJETIVOS

Neste Workshop de introdução ao software Maxima pretende-se que os formandos adquiram

conhecimentos básicos na sua utilização e conheçam a sua capacidade de resolver vários

problemas matemáticos.

1. O que é o Máxima e para que serve?

2. Instalação do Software

3. Utilização do Maxima