Entrada > Notícias > XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística
Publicado em: 13 Novembro 2019

XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística

A organização do evento esteve também a cargo da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, e decorreu na cidade de Amarante, entre os dias 6 e 9 de novembro.

Os congressos da SPE são um importante meio para a promoção e desenvolvimento do estudo da estatística em Portugal, suas aplicações e ciências afins, unindo todos os estatísticos e juntando pessoas que trabalham em diferentes áreas da estatística nas universidades, no setor privado e na administração pública.

Os avanços tecnológicos na computação e o grande volume de dados complexos, designados big data estão a mudar o mundo e as sociedades. O estatístico do presente precisa de ter a capacidade de entender como as coisas funcionam, trabalhar em equipas multidisciplinares e transformar a enorme quantidade de dados em informações úteis e em tempo real. Neste contexto surge o Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, um evento de interesse a nível nacional e internacional que contou com cerca de 200 participantes, vindos não só de Portugal, mas também da Alemanha, Angola, Brasil, Escócia, Espanha, França, Inglaterra, entre outros.

O programa científico do congresso incluiu ainda um minicurso sobre “Análise Estatística de Dados Financeiros”, sessões plenárias com oradores nacionais e internacionais, sessões temáticas e comunicações livres.

Os convidados das sessões plenárias do Congresso foram: Walter J. Radermacher, Presidente da FENStatS, Professor da Universidade de Roma, Itália, com o tema “The role os statistics in the digitised and globalised world” ; Maria do Rosário Oliveira, Professora e investigadora do Instituto Superior Técnico, U.Lisboa, com o tema “Data Science, Data Science, Data Science, …Are you a data scientist?”; Bruno Falissard, Professor da Universidade de Paris-Sud, com o tema “The crisis of statistical inference: time has come for an epistemological reflection”; e Maria Manuela Neves, Professora e investigadora do Instituto Superior de Agronomia, U.Lisboa, Portugal, com o tema “Procedimentos computacionais em Estatística”.

A realização do congresso traduziu-se numa oportunidade de conhecer e explorar novas metodologias estatísticas, trocar ideias e saber mais sobre como modelar o mundo com a Estatística.

O Politécnico do Porto através da ESTG e do ISEP integrou a organização da edição XXIV do Congresso da SPE, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE). O evento inserido nas comemorações dos 20 anos da ESTG, contou com o apoio da Câmara Municipal de Amarante através da InvestAmarante.

Fotos: Francisca Alves ©