A escolha pela ESTG e pelo Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) tem-se afirmado, por um lado, por meio da interação com a sociedade e, por outro, com profissionalização dos seus e das suas estudantes. A proximidade da comunidade académica, as sinergias entre a oferta formativa e o território, bem como, a transcrição e aplicabilidade do conhecimento científico na sociedade, tornam a ESTG numa instituição convidativa ao seu envolvimento e participação. A escolha pelo Mestrado em Gestão das Organizações do 3.º Setor (MGO3S) resultou de um interesse em adquirir conhecimentos e competências, ao nível da liderança e da gestão, sobre as Organizações Sem Fins Lucrativos. A ideia presente em contribuir para o impacto positivo da sociedade, promovendo mudanças sociais e impulsionando o crescimento e a profissionalização deste Setor, sempre foram motivos desta minha escolha.
A continuidade do percurso académico
O meu percurso enquanto estudante continua com a realização de um doutoramento. Acredito que o ambiente académico e a oportunidade constante de interação com os colegas e professores se manterão e continuarão a contribuir para o meu percurso formativo e de construção pessoal e profissional.
As vantagens da frequência do Mestrado no percurso pessoal e profissional
O Mestrado em Gestão das Organizações do 3.º Setor tem como pressuposto da sua génese a cocriação de um ambiente construtivo e plural de reflexão acerca dos contextos organizacionais através de metodologias de ação práticas e aplicadas. A ESTG e o Mestrado em Gestão das Organizações do 3.º Setor contribuíram também para o meu crescimento pessoal, sendo um espaço para o diálogo e para as oportunidades de desenvolvimento. A diversidade de áreas de educação e formação dos meus e das minhas colegas permitiram um espaço de troca de experiências e vivências, impulsionando o desenvolvimento de novos pontos de vista reflexivos e de partilha. Este curso procura contribuir para a democratização do conhecimento científico e para novas formas e conteúdos que permitam construir práticas profissionais inovadoras, inclusivas e reflexivas, este é, sem dúvida, um aspeto catalisador do meu percurso pessoal e profissional.
Uma mensagem para os futuros estudantes do Mestrado
Para alguém que está a explorar o(s) próximo(s) passo(s) do seu percurso pessoal e académico, partir da premissa da ‘normalidade de percursos’ parece-me um bom ponto de partida. Isto é, ter como ideia de que não existem percursos perfeitos, nem há percursos “à medida” ou “pronto a vestir”. Os projetos de vida são momentos de avanços e recuos. Muitas vezes, os questionamentos sobre as nossas escolhas académicas, durante o processo formativo, podem ser frequentes, e devem ser encarados como uma oportunidade de autocrescimento.
Uma mensagem pessoal
É fundamental que se tire proveito do Ensino Superior como um contexto de reflexão crítica das práticas sociais. A possibilidade de valorização do espaço académico para quebrar as lógicas do mero cumprimento e da mecanização de pensamento, fazem este contexto afirmar-se como cada vez mais múltiplo e plural. A participação e o envolvimento em dinâmicas institucionais e sociais é uma outra dimensão essencial. Não sermos meros observadores, mas sim agentes ativos e interventivos da sociedade. A aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e de novas práticas profissionais inovadoras, inclusivas e reflexivas, contribuem para uma sociedade mais igualitária e justa.