A edição deste ano centrou-se nas perspetivas de futuro dos registos predial, comercial e civil, bem como do notariado, com especial destaque para as reformas legislativas recentes e em curso e as implicações da telemática e da inteligência artificial no setor. A conferência consolidou-se, uma vez mais, como um fórum de referência para o diálogo entre a academia e a prática profissional.
A sessão de abertura contou com o anfitrião Luís Lima, Presidente da ESTG que deu as boas-vindas a todos e revelou que “O sucesso das edições anteriores, tanto ao nível científico como pela elevada adesão do seu público-alvo, reforça o compromisso da ESTG com a excelência académica e com o desenvolvimento da comunidade jurídica”. Presentes estiveram também Jorge Rodrigues da Ponte, Presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN) e Anabela Veloso, Bastonária da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE). Houve destaque para a relevância científica da conferência, a atualidade das temáticas abordadas e a importância do debate académico e profissional em torno dos desafios presentes e futuros dos registos e do notariado.
O programa desenvolveu-se ao longo do dia em quatro painéis temáticos dedicados ao Registo Predial, Registo Civil, Notariado e Registo Comercial, contando com a intervenção de especialistas de reconhecido mérito académico e profissional, provenientes de diversas instituições nacionais e internacionais.
Esta conferência bianual é organizada pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da ESTG P.PORTO, em parceria com as Direções dos Cursos de Licenciatura em Solicitadoria e dos Mestrados em Solicitadoria e Práticas Jurídico-Digitais, integrando-se ainda na área de atuação do CIICESI, centro de investigação da ESTG.
A VII CIReN voltou a afirmar a ESTG P.PORTO como um polo de reflexão e partilha de conhecimento na área dos Registos e Notariado, contribuindo para o desenvolvimento de práticas inovadoras que respondem às exigências de um contexto jurídico em constante transformação.


