Entrada > Notícias > Empresários do Tâmega e Sousa apostam na Formação e Qualificação
Publicado em: 12 Dezembro 2017

Empresários do Tâmega e Sousa apostam na Formação e Qualificação

Num momento em que as empresas necessitam de se distinguir da concorrência, e de se impor em mercados cada vez mais competitivos, é fundamental que os empresários e os seus colaboradores continuem a investir na sua formação e em obter conhecimento relevante nas áreas críticas do seu negócio, de forma a inovar e a alcançar elevados níveis de competitividade.

Neste sentido, a Rede de Apoio à Atividade Económica “TâmegaSousa Empreendedor” tem vindo a dinamizar um conjunto de ações que permitem capacitar os empresários do território e reforçar as competências dos recursos humanos para a melhoria dos processos de gestão das micro, pequenas e médias empresas.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em colaboração com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), desenhou um programa formativo dirigido ao tecido empresarial da região, que possibilite o reforço de competências e a aquisição de novas aptidões ao nível das áreas chave da atividade empresarial.

As ações de capacitação são gratuitas e estão a decorrer em todos os concelhos do Tâmega e Sousa.

Considerando o número elevado de inscrições nas ações de capacitação realizadas, temos verificado que os empresários estão hoje mais conscientes de que a formação é essencial para fazer frente aos novos desafios e singrar nos mercados cada vez mais complexos. A atualização de competências é fundamental, pois as competências que são exigidas hoje aos empresários são diferentes das que eram exigidas há uns anos.

Entre as temáticas que têm suscitado mais procura estão temas associados aos impactos da digitalização da economia - “Indústria 4.0”, e sua repercussão nos processos organizacionais, como foi o caso da Ação de Capacitação ‘Gestão de Operações 4.0’, que excedeu o número limite de inscrições. No sentido de dar resposta ao elevado número de solicitações, será agendada uma outra sessão de formação sobre esta temática.

A próxima sessão será no dia 14 de dezembro, em Penafiel, com o tema ‘Competências digitais para a internacionalização’. Os interessados poderão obter mais informações neste link.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.