Nesta edição do ESGI os grupos especialistas em matemática para a indústria trabalharam na apresentação de soluções para os desafios apresentados pelas empresas participantes, nomeadamente a TINAMAR - Tinturaria Têxtil, a Estofos Gémeos Lda, a Ara Shoes e a Softideia.
Internacionalmente reconhecido como um método de transferência de tecnologia entre a matemática e a indústria, esta é uma iniciativa do European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI) com o objetivo de promover a colaboração entre a academia e a indústria, estimular a inovação e fornecer soluções para problemas do mundo real, usando a matemática e outras técnicas quantitativas. Os representantes da indústria apresentaram problemas para os quais as equipas de investigadores trabalharam no desenvolvimento de soluções e recomendações para os caminhos a seguir.
A abordagem colaborativa e interdisciplinar do ESGI tem sido bem-sucedida na resolução de muitos desafios industriais complexos, incluindo problemas relacionados com produção, agricultura, engenharia, finanças, logística, entre outros. Esta iniciativa constitui uma oportunidade vantajosa para as empresas usufruírem do trabalho de investigadores, conhecedores das técnicas mais inovadoras, em problemas práticos da sua organização, a baixo custo, potenciando parcerias e projetos inovadores em conjunto.
Esta é a segunda vez que a ESTG está envolvida na organização deste evento. Mais um ano contou com a participação de quatro parceiros industriais e reuniu dezenas de especialistas em matemática, em Felgueiras.
No último dia do evento ESGI, ocorreu uma Sessão Especial intitulada "Rede Nacional de Computação Avançada - RNCA", promovida pela Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação - PT-MATHS-IN.