A apresentação pública do projeto decorreu nas instalações da ESTG, no dia 5 de março, onde marcaram presença, a presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, o presidente do CETS, Emídio Monteiro e o primeiro-secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.
O projeto TAMS in Next Step incide na capacitação das empresas do Tâmega e Sousa para sete mercados internacionais - Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Itália e Polónia - através do recurso a uma metodologia que assenta nos resultados obtidos, anteriormente, com o projeto Tâmega e Sousa Internacionaliza – TAMS in, concluído em maio de 2019.
A presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, na sessão de lançamento do projeto salientou que “neste momento iniciamos os próximos passos em relação ao trabalho que tem vindo a ser feito e que já tem bastantes resultados, como é exemplo, o Atlas da Internacionalização do Tâmega e Sousa”, apresentado em junho de 2019, no Seminário Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização. A presidente acredita que esta é uma aposta certa para "contribuir para os processos de internacionalização do tecido empresarial da região".
Emídio Monteiro destacou a missão do CETS e a sua grande aposta na internacionalização das empresas desta região. Destacou ainda que, "com este projeto conjunto, o CETS abre um caminho seguro para o processo de internacionalização das empresas da região" através de uma estratégia que considera "segura e eficaz e com resultados que serão relevantes para a estratégia de desenvolvimento regional".
Para Telmo Pinto, a participação da ESTG neste projeto é de extrema importância pois "só se faz desenvolvimento com conhecimento e inovação, apostando na formação", identificando nesta parceria a constituição de “um triângulo perfeito para se conseguir obter melhores resultados e, acima de tudo, formar os nossos recursos humanos para as necessidades atuais do mercado e para o futuro".
A sessão de apresentação do projeto contou ainda com um painel sobre Mercados Internacionais, com a presença de Susana Alves, da Divisão de Desenvolvimento e Promoção Territorial da CIM do Tâmega e Sousa, e Paulo Dinis, diretor executivo do CETS. Susana Alves, fez uma breve descrição do conteúdo e da organização do, já acima referido, Altas da Internacionalização do Tâmega e Sousa. Por sua vez, Paulo Dinis salientou que as ações a desenvolver passam pela sensibilização e divulgação, business scan de internacionalização, ações de marketing digital e missões empresariais. Revelou ainda, que o projeto pretende dar apoio a empresas da região do Tâmega e Sousa e também de Vale de Cambra e Arouca, uma vez que se identificaram empresas com necessidades semelhantes.
Ricardo Santos, diretor do CIICESI - Centro de Investigação da ESTG, partilhou com os presentes algumas ideias sobre o impacto da digitalização neste processo de internacionalização das empresas.
Por último, ouviram-se as empresas, representadas por Carlos Brandão, da Chatron, e Carlos Magalhães, da Real Boots.
Carla Pereira, vice-presidente da ESTG, encerrou a sessão reforçando a necessidade de capacitar para o digital antes de se avançar para qualquer estratégia de internacionalização de base digital, assim como, referiu a importância de que se revestiu o projeto inicial, TAMS in, no diagnóstico da região e na preparação do próprio consórcio para poder dar uma resposta mais adequada no âmbito deste novo projeto.
O projeto Tams in Next Step, a ser implementado entre 2020 e 2022, é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, e visa o apoio à internacionalização das pequenas e médias empresas e é promovido pelo CETS.