O estudante da ESTG, no Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial, é também recém-diplomado pela Licenciatura em Ciências Empresariais da nossa Escola.
No congresso, o estudante apresentou o artigo “ENTREPRENEURIAL INTENTION – DOES EDUCATION HELP?”, que é resultado do trabalho desenvolvido na unidade curricular de projeto de iniciação à investigação em Ciências Empresariais da sua Licenciatura. Neste trabalho o estudante explora a perceção da intenção empreendedora dos estudantes do ensino superior, bem como a importância da educação no fomento da mesma. O estudo alicerçou-se numa análise qualitativa de dados recolhidos através de entrevistas efetuadas a estudantes do ensino superior, analisados com o software IRaMuTeQ. Genericamente, o trabalho identifica um conjunto de fatores que podem influenciar a intenção empreendedora, como a personalidade e a propensão ao risco, sendo que a educação veiculada pelas instituições de ensino assume um papel fundamental no fomento da intenção empreendedora.
Este artigo tem a co-autoria dos docentes da ESTG, Vítor Braga, Marisa R. Ferreira, Alexandra Braga e Amélia Carvalho.
O congresso é organizado pela Lithuanian Business University of Applied Sciences, anualmente, com o objetivo de promover o interesse dos jovens pela inovação em economia, gestão, ciências da tecnologia e pelo desenvolvimento das competências de pesquisa dos estudantes.