Entrada > Notícias > Filipe Almeida e a “Portugal Inovação Social” no ESTG Masters
Publicado em: 18 Março 2019

Filipe Almeida e a “Portugal Inovação Social” no ESTG Masters

Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, foi o convidado principal da sessão plenária da 9ª edição do ESTG Masters, evento que decorreu ontem, dia 13 de março, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO).

Esta 9ª edição do ESTG Masters contou com a apresentação de 53 trabalhos de estudantes a frequentar o 2º ano dos 7 cursos de mestrado da ESTG, cerca de 200 participantes e a apresentação dos trabalhos de 7 diplomados.

Na abertura do evento, Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, deu as boas-vindas a todos, cumprimentando de forma especial os estudantes de 2º ano dos diversos mestrados, sublinhando a importância do evento e o facto dos seus trabalhos, terem sido  revistos por um painel de revisores e selecionados para serem apresentados no evento com o intuito de se incentivar uma ampla discussão dos diferentes temas.

Presente nesta sessão de abertura esteve também Paulo Santos, Pró-Presidente do P.PORTO que assume responsabilidade nas áreas associadas aos alumni e aos grupos associativos e culturais, onde apresentou algumas das atividades em curso, cujo foco está no desenvolvimento de competências transversais dos estudantes do P.PORTO. Uma destas atividades é o Roteiro Pré-Alumni que visa promover a integração dos diplomados no mundo do trabalho e que acontece a 19 de março, na ESTG, com três masterclasses sobre empregabilidade com Ângelo Valente da Blip e Filipa Heitor do P.PORTO, e sessões paralelas com representantes das ordens profissionais que reconhecem algumas das licenciaturas da ESTG.

Filipe Almeida apresentou a iniciativa Portugal Inovação Social como um projeto politicamente ousado e socialmente estruturante, com génese num contexto de mudança e com o principal objetivo de procurar novas respostas. Filipe Almeida referiu a profunda necessidade de se estimular e promover a inovação e empreendedorismo social, mas também o facto de se sentirem como facilitadores entre importantes stakeholders - financiadores públicos e privados e as organizações sociais. Referiu, ainda, o potencial criativo que acredita existir, referindo vários projetos com base profundamente criativa e potencial influenciador de um ecossistema que se quer, cada vez mais, ao serviço do “outro”.

Durante a tarde de trabalho decorreram dois momentos de sessões paralelas para cada mestrado envolvido, que foram enriquecidas com a presença e partilha de experiência dos graduados dos respetivos mestrados que apresentaram os resultados das suas dissertações/projetos com os atuais estudantes. Foram convidados: Hélder Sousa - Mestrado em Engenharia Informática, Tânia Martins – Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor, Anabela Pinto – Mestrado em Gestão de Projetos, Anabela Oliveira – Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas, Sílvia Vaz – Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança, Ana Teixeira – Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial e Sónia Cunha – Mestrado em Solicitadoria.

Os 53 estudantes selecionados para o evento e que estão neste momento a desenvolver os seus projetos de mestrado apresentaram o trabalho já realizado, permitindo o lançamento de debate e partilha de informação entre os presentes. No final da tarde de trabalho foram entregues os prémios BEST PAPER.

Os estudantes vencedores de 2019 são:

MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA

Rodrigo Rocha, com o artigo “Autenticação Contínua em Dispositivos Móveis”

MESTRADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO 3º SETOR

Elisabete Queirós, com o artigo “Empreendedorismo Social – Soluções inovadoras aplicadas às respostas sociais do envelhecimento”

MESTRADO EM GESTÃO DE PROJETOS

Rebeca Leal, com o artigo “Creation of project risk management processes for a Portuguese digital consultancy company”

MESTRADO EM GESTÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS (em ex-aequo)

Jorgina Pereira, com o artigo “Análise bibliométrica: um contributo na compreensão da Complexidade das Organizações”
José Abreu, com o artigo “Are there wrongs when doing good? – A bibliometric and qualitative approach to voluntourism”

MESTRADO EM GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

Andreia Craveiro, com o artigo “Metodologias Lean e Seis Sigma e desempenho organizacional: um estudo em laboratórios portugueses”