Entrada > Notícias > Novo CTeSP na ESTG: Técnicas de Supervisão na Construção
Publicado em: 22 Março 2021

Novo CTeSP na ESTG: Técnicas de Supervisão na Construção

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto terá o novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), em Técnicas de Supervisão na Construção, com candidaturas abertas para o próximo ano letivo 2021/22.

O novo Curso em Técnicas de Supervisão na Construção pretende formar profissionais aptos a planear, coordenar e fiscalizar obras de construção nova e de reabilitação nas empresas do setor da construção. Estes profissionais estarão também habilitados a interpretar projetos e documentos técnicos inerentes às atividades de construção, bem como coordenar ações corretivas de reabilitação e manutenção de edifícios.

Na atualidade, verifica-se um aumento na atividade da construção, impulsionada pela reabilitação de edifícios, o que implica a necessidade de mão-de-obra especializada, sobretudo se for tido em linha de conta que, no presente, uma percentagem superior a 50% dos trabalhadores da construção civil têm mais de 50 anos, pelo que se torna necessária a realização de formação de níveis médio e superior. À semelhança do restante tecido empresarial português, a indústria da construção assenta em pequenas e médias empresas, daí que exista a necessidade de suporte técnico através de um profissional interno com polivalência de conhecimentos, aptidões e atitudes nas diversas áreas técnicas da construção.

Entre as principais saídas profissionais para o curso estão: Quadro médio ou superior em empresas de construção e reabilitação de edifícios; técnico de condução de obra; preparador de obra; responsável de organização de estaleiro; coordenador de atividades de manutenção em empresas do setor imobiliário; atividades técnico-comerciais em empresas de materiais de construção; atividades técnicas em empresas de especialidades da construção.

O CTeSP em Técnicas de Supervisão na Construção tem uma duração de dois anos letivos, correspondentes a 120 ECTS e está organizado segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e ainda com o estágio de seis meses em contexto de trabalho.

Terminado o CTeSP, os estudantes que tenham em vista o prosseguimento dos seus estudos podem concorrer às Licenciaturas com o benefício de lhe serem atribuídas creditações.

A abertura de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais está prevista para os meses de julho/agosto e nessa altura poderá ser apresentada a candidatura online através do  Sistema de candidaturas do P.PORTO.

Mais info sobre as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais