Os estudantes Daniel Teixeira (Mestrado em Engenharia Informática) e Catarina Pinto (Licenciatura em Ciências Empresariais) integraram o grupo que percorreu o Caminho Central de Santiago, numa experiência que combinou formação, partilha cultural e desenvolvimento pessoal.
Antes da expedição, os participantes frequentaram uma formação que incluiu as temáticas da: Digitalização Audiovisual, Introdução ao Empreendedorismo, Sustentabilidade e Pensamento Crítico. Durante o percurso, tiveram ainda a oportunidade de participar em workshops culturais e práticos, entre os quais se destacam, a Visita ao EcoMuseu de Labruja, atividades sobre a lenda de Santiago e os pontos mais emblemáticos do Caminho, e um Workshop de primeiros socorros, com prática de manobras de reanimação e utilização de desfibrilhadores automáticos externos (DAE).
Segundo os estudantes, esta foi “uma experiência inovadora, cultural e enriquecedora, que proporcionou aprendizagens únicas e reforçou competências valorizadas para a empregabilidade”.
O Projeto Pegadas, do qual a ESTG é parceira, proporciona aos jovens um programa gratuito, que inclui formação, alojamento, atividades culturais e certificação das aprendizagens adquiridas, incentivando a mobilidade, a cooperação transfronteiriça e a valorização curricular.
A próxima expedição já está a ser preparada e os estudantes da ESTG são desafiados a integrar esta aventura formativa. Sabe mais em: Projeto Pegadas