A NP ISO 21001:2020 Sistema de Gestão para Organizações educativas/formativas – Requisitos e orientações para a sua aplicação, foi publicada a 14 de outubro, dia em que se comemorava o Dia Mundial da Normalização em versão Portuguesa. Esta norma surge da ISO 21001:2018, a primeira edição da norma internacional para sistemas de gestão para organizações educacionais.
Esta norma está focada nas organizações educativas, seus processos, serviços e produtos, com vista a garantir a satisfação das suas partes interessadas, aumentar o compromisso no que respeita à responsabilidade social e oferecer serviços que sejam acessíveis e equitativos.
A norma tem como requisitos fornecer bases para que se implementem metodologias de gestão que promovam a melhoria da qualidade dos serviços prestados, por exemplo, na gestão das competências dos professores/formadores, no desenho curricular e de percursos de aprendizagem personalizados aos estudantes, na gestão do risco e monitorização do desempenho organizacional, entre outras práticas de gestão que já provaram a sua eficiência para garantia da excelência e sustentabilidade das organizações.
Sandra Feliciano, docente da ESTG no Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança e investigadora no Knowledge Innovation Centre, em Malta, preside a comissão técnica 187 do Instituto Português da Qualidade - IPQ/CT 187 - responsável pela elaboração da recente NP ISO 21001, no âmbito da Normalização nos setores da Aprendizagem formal, não formal e informal. A docente tem um longo percurso ligado à ISO, tendo representado Portugal e Angola na ISO/TC176 durante a última revisão da ISO 9001 - Quality Management System. Esteve também na liderança do grupo ISO/PC 288/WG 1 responsável pelo desenvolvimento da ISO 21001.
Relembramos que, ainda neste âmbito, em setembro de 2019, a ESTG recebeu a plenária anual da ISO/TC 232 e o Workshop Internacional “Feedback on ISO 21001” inserido nas comemorações dos 20 anos da ESTG. Procurou-se, nesse evento, recolher feedback, promover a discussão entre pares e utilizar a experiência do primeiro ano de aplicação da norma para avaliar impactos e começar a definir os contornos de uma primeira revisão.
Parabéns Prof. Sandra por todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Normalização.