Entrada > Notícias > Ana Rita Costa venceu prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 11 Março 2023

Ana Rita Costa venceu prémio Best Paper no ESTG Masters

Damos os parabéns à nossa estudante do Mestrado em Solicitadoria pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2023 do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Solicitadoria, na 13ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: O Apuramento da Responsabilidade Civil pelo Nascimento (In)devido” da estudante Ana Rita Costa em coautoria com Maria Malta Fernandes.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Ana Rita e continuação de muitos sucessos! Ficamos com o seu testemunho sobre esta experiência académica:

“O meu percurso académico iniciou-se ao frequentar a licenciatura em Solicitadoria na ESTG. Dada a ótima experiência que vivenciei não me restaram dúvidas em prosseguir o mestrado na mesma área, tanto para obter um conhecimento mais aprofundado em determinadas matérias, como também para alcançar uma maior abrangência de oportunidades profissionais.

Como tal, nesta 13ª Edição do ESTG Masters, apresentei um artigo intitulado “O Apuramento da Responsabilidade Civil pelo Nascimento (In)devido”. A escolha desta problemática foi desencadeada não só pelo interesse do tema em particular, mas também pela importância em debater temáticas que são pouco discutidas e que, por isso, acabam por suscitar raras reflexões sobre as mesmas - reflexões estas que, apesar de extremamente estimulantes, considero serem muitíssimo relevantes para evitar a ocorrência de lapsos na avaliação da justiça portuguesa.

Desta forma, o tema desenvolvido no meu Paper tem como questão central a problemática em torno da falta (ou deficiente) informação médica aos progenitores, face a um eventual quadro de malformação do seu feto e a perspetiva de opção de escolha em prosseguir com a gravidez que àqueles foi coartada. Assim sendo, o meu artigo baseia-se na avaliação da indemnização médica destes tipos de ações instauradas e tituladas como “Ações de Nascimento Indevido.”

Importa salientar que parte do êxito deste artigo é graças à minha orientadora Professora Doutora Maria Malta Fernandes que se encontra constantemente disponível para todas as ajudas e dúvidas que ao longo deste caminho vão surgindo, à qual presto o meu agradecimento.

Relativamente às perspetivas para um futuro próximo, pretendo dar continuidade ao aprofundamento deste estudo que culminará na conclusão da dissertação do meu projeto avançado, bem como ambiciono exercer na área do Direito, área que me desperta um particular interesse.”

Ana Rita Costa, estudante do Mestrado Solicitadoria | 06-03-2023