Entrada > Notícias > ESTG há 17 anos no Tâmega e Sousa
Publicado em: 19 Novembro 2018

ESTG há 17 anos no Tâmega e Sousa

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) celebrou o seu 17º aniversário, numa sessão que contou com uma palestra proferida pelo Eng.º José Carlos Caldeira, Presidente da Agência Nacional de Inovação, e com a presença de várias personalidades da região.

José Carlos Caldeira, Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), com uma intervenção onde as palavras inovação e conhecimento foram predominantes, reforçou a importância do trabalho em equipa e da transferência de conhecimento entre setores. A aliança entre os setores industriais e os setores tradicionais resulta numa relação profícua e com excelentes benefícios mútuos. O Presidente da ANI, defende o reforço na investigação para apoiar as empresas que pretendem de alguma forma se destacarem pela inovação, convicto de que a relação entre empresas e instituições de ensino superior é fulcral, e resultará em profissionais altamente qualificados. Identificou ainda três vantagens competitivas da ESTG: 1) Localização, considerando a importância da proximidade à indústria da região; 2) o seu cluster de formação – tecnologia e gestão, uma vez mais estando inserida numa região de alta densidade empresarial e industrial e, 3) trabalho em rede, realçando a importância da ESTG enquanto elo fundamental numa rede organizada de acordo com o conceito de um laboratório colaborativo.

Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, realçou a nova designação da escola, com o intuito de refletir a realidade da ESTG, que está em Felgueiras, mas não é apenas de Felgueiras mas sim da região do Tâmega e Sousa, tendo uma intervenção a nível nacional e internacional. Fez um balanço dos 17 anos da instituição referindo que esta tem vindo a crescer de uma forma consolidada, e cada vez mais, envolvida e presente na comunidade e no dia-a-dia do tecido empresarial. Dorabela Gamboa lembrou ainda os excelentes resultados do arranque deste ano letivo, como a taxa de 92,1% de ocupação na 1ª fase do concurso nacional, a crescente e elevada procura por parte dos estudantes, e o facto da licenciatura em Solicitadoria conseguir, pelo segundo ano consecutivo, a média de entrada mais alta do país. Para a Presidente, estes resultados são também reflexo do corpo docente altamente qualificado e empenhado em perseguir a excelência.

Rudá Mendes, Presidente da Associação de Estudantes, salientou a evolução da ESTG a nível nacional e internacional, destacando a importância e o apoio prestado pela Escola aos alunos e associação que representa.

Rosário Gambôa, Presidente do Politécnico do Porto, realçou o crescimento consolidado e sustentado da ESTG, na resposta às necessidades do Tâmega e Sousa. Mencionou ainda a luta pelo funcionamento dos doutoramentos nos Politécnicos. “Não se trata apenas de um desejo corporativo/ ou um capricho, tem de ser visto pela sociedade civil como um legítimo direito dos politécnicos em devolverem à sociedade o valor criado, e de preferência em projetos que possam ajudar o desenvolvimento do tecido empresarial.”

Na cerimónia, estiveram presentes, o Prof. Eurico Lemos Pires, 1º Diretor da ESTG, o Prof. Luís Soares, Antigo Presidente do Politécnico do Porto, o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Vereadores das Câmaras Municipais de Amarante, Lousada, Penafiel, Marco de Canaveses e Resende, Nuno Fonseca do CETS, Alírio Costa da CIM-TS, Luís Miguel Ribeiro do IET, Presidentes das Associações Empresariais do Tâmega e Sousa, Órgãos de gestão do Politécnico do Porto e das suas oito Escolas, representantes da ACT, da Autoridade Tributária, da Ordem dos Engenheiros Técnicos, Presidentes das Escolas Secundárias e Profissionais da região, representantes de Centros de Formação e representantes de diversas empresas locais, e de organizações da sociedade civil.

A cerimónia seguiu com o reconhecimento aos colaboradores que cumprem 10 anos ao serviço da Escola, recebendo este ano o símbolo, o docente João Miguel Sousa Martins.

João Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, apontou a Escola como um catalisador importante para a cidade e região, referindo a importância da relação de proximidade que estabelece com o município, terminando com o enaltecer as iniciativas levadas a cabo pela mesma. Através da parceria estabelecida entre a Escola e a Câmara Municipal de Felgueiras foi entregue um prémio de mérito no valor de 1000€, aos alunos residentes no concelho que ingressaram no 1º ano com a nota mais elevada em cada uma das Licenciaturas da ESTG.

Houve ainda lugar à entrega de Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal de Paredes, aos estudantes da Licenciatura em Tecnologias da Madeira. A atribuição esteve a cargo da Vereadora da Educação, Hermínia Moreira, que frisou a importância da Licenciatura no Município de Paredes e do esforço conjunto que o Município e Escola realizam nesta parceria.

No âmbito da parceria com a SoftIdeia, foi entregue um prémio de mérito no valor de 1000€ ao aluno do primeiro ano da Licenciatura de Sistemas de Informação para a Gestão com melhor desempenho académico.

Em cada ano, a ESTG distingue algumas entidades pela sua contribuição para o cumprimento da sua missão, sendo entregue nesta cerimónia, o símbolo do reconhecimento às seguintes entidades: Câmara Municipal do Marco de Canaveses,  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras,  Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, a Compta S.A, a J.A.S.E (empresa detentora dos hotéis Douro Palace e Douro Royal Valey), CFPIC - Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado e  CESAE - Centro de Serviços e Apoio às Empresas.

A cerimónia terminou com as atuações da Tuna Feminina da ESTG e da TUSA que em conjunto cantaram os parabéns à Escola.