Como foi a escolha pela ESTG e pelo Curso de Mestrado
A ESTG afirmou-se como uma academia de destaque no tecido académico da cidade de Felgueiras. A diversidade de oferta formativa e iniciativas dinâmicas promovidas pela ESTG, permitem a alunos, ex-alunos e comunidade em geral enriquecer os seus conhecimentos. A opção pelo Mestrado em Gestão do 3º Setor, surge precisamente pela presença e contacto com um dos Workshops promovidos pela ESTG e enquadrado nos conteúdos programáticos deste Mestrado. A minha curiosidade e procura por conhecimento encontram-se entre o motivos por escolher esta formação, direcionada à liderança e gestão, e que se denota enriquecedora, preparando o aluno para os desafios do Terceiro Setor. A preparação para exercer e encontrar-me ao nível das exigências associadas às Organizações sem Fins Lucrativos foi preponderante para considerar esta opção.
O que sente mais falta do tempo de estudante
Do tempo de estudo sinto falta do companheirismo dos colegas de turma, da aprendizagem constante, do acolhimento da ESTG e partilha de conhecimento dos docentes.
Em que medida o mestrado acrescentou ao seu percurso académico e profissional
A promoção da aquisição de conhecimento válido e a abertura de horizontes em relação ao Setor Não Lucrativo possibilitaram-me a reflexão crítica e atuação concertada para o desenvolvimento e aplicação metodológica. Considero que a frequência deste Mestrado contribuiu para o meu crescimento pessoal, possibilitando-me o contacto diferentes perspetivas e contextos, quer pela vasta experiência e currículo dos docentes quer pela oportunidade de diálogo com colegas de turma que trabalham na área do Terceiro Setor. Ao nível académico, demonstrou-se uma importante ponte de amadurecimento do meu currículo profissional, destacando-se a conquista do Prémio António Sérgio 2024, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, na categoria de Estudos e Investigação, da qual a minha Dissertação de Mestrado foi vencedora. O percurso trilhado e o enriquecimento curricular tanto pessoal como profissional na construção da Dissertação foram uma mais-valia para a minha preparação ao nível da aquisição de competências relacionadas com a resiliência, foco e método, mas, sobretudo, no planeamento, atitude participativa e crítica, pesquisa científica e válida, análise de dados e reflexão.
Que conselho daria a um candidato ao curso de mestrado
Para quem inicia um percurso académico de Mestrado acredito que será importante acreditarem nas suas competências e capacidades. O percurso formativo é, por vezes, repleto de desafios quer pessoais quer académicos. Quero realçar que não é um processo linear e sem percalços, mas sim, um processo de dúvidas, altos e baixos, redireccionamento de rotas e objetivos. Contudo, este Mestrado ensinou a importância de cultivarmos em nós a resiliência e a consistência, porque sem dúvida que a motivação e a força não sentimos todos os dias, mas se formos resilientes e consistentes conseguimos alcançar os objetivos a que nos propusemos. Para finalizar, não desistam.
Uma mensagem que gostasse de transmitir
Por vezes o caminho parece árduo, mas será, certamente, compensatório. Penso que estive para desistir da conclusão da minha Dissertação de Mestrado, no entanto, se o tivesse feito não teria sido vencedora do PAS´24.
É crucial considerar as iniciativas, espaços de partilha e aprendizagem que este Mestrado proporciona, considerando o percurso académico como uma oportunidade de participação ativa e atores essenciais aos quais é dada a oportunidade de adquirir novas ferramentas para serem agentes de mudança capazes de contribuir para as políticas sociais inovadoras e inclusivas.