Como foi a escolha pela ESTG e pelo Curso de Mestrado?
Esta pergunta despertou em mim uma lembrança que há muito tempo estava adormecida, mas que fez todo o sentido nos anos seguintes. Na época, eu trabalhava numa empresa onde, para avançar na carreira, era necessário ter ou frequentar uma licenciatura ou mestrado na área de gestão. Porém, eu sentia que um curso de gestão tradicional seria demasiado teórico e, para mim, bastante entediante. Comecei então a pesquisar outras alternativas dentro da gestão e encontrei a gestão de projetos, que me chamou a atenção pela combinação entre gestão de pessoas e processos. Adoro liderança e queria também desenvolver as minhas competências ligadas a processos para me tornar mais estratégica. Vi que, naquela altura, o curso estava disponível apenas em Felgueiras, o que para mim foi uma oportunidade imperdível, dada a proximidade geográfica de onde morava à data, Rebordosa - Paredes — era, literalmente, ouro sobre azul.
O que sente mais falta do tempo de estudante?
Sinto falta da aprendizagem constante e, sobretudo, da partilha de conhecimento com os colegas. O ambiente escolar proporciona um espaço único onde aprendemos tanto dentro quanto fora da sala de aula, especialmente pelas conexões e troca de experiências que criamos com a comunidade académica.
Em que medida o mestrado acrescentou ao seu percurso académico e profissional?
O mestrado teve um impacto muito significativo na minha vida, tanto a nível pessoal como profissional. Tornou-me uma pessoa mais organizada, estratégica e orientada para a gestão de projetos. Atualmente, trabalho numa multinacional, onde sou responsável pela implementação e gestão de projetos internacionais — algo que só foi possível graças ao conhecimento aprofundado que adquiri nas disciplinas relacionadas com projetos durante o curso. Além disso, a partilha de experiências com colegas da área foi fundamental para me ajudar a solucionar questões de forma diferente e mais eficaz, algo que dificilmente teria conseguido sem esse intercâmbio, dada a minha experiência prévia. Essa aprendizagem colaborativa foi essencial para o meu crescimento e sucesso profissional.
Que conselho daria a um candidato ao curso de mestrado?
Não percam o comboio! O curso é uma sequência lógica de diferentes matérias, onde cada uma se conecta com a anterior e a seguinte. É essencial encarar o mestrado como uma oportunidade única para desenvolver competências e não apenas como uma forma de se obter um grau superior. Se houver algo que não entenderam bem, invistam o tempo necessário para dominar o assunto, porque todos os processos são importantes para garantir o sucesso de um projeto.
Uma mensagem que gostasse de transmitir
O mestrado não é apenas um título — é uma jornada de crescimento e transformação. Cada desafio enfrentado, cada conceito aprendido e cada troca de experiências são degraus que nos preparam para sermos profissionais mais completos e estratégicos. Aproveitem essa oportunidade para expandir os vossos horizontes, construir conexões valiosas e desenvolver habilidades que farão a diferença na vossa carreira e na vossa vida.