Entrada > Notícias > Masters da ESTG: O que o MPJD me trouxe
Publicado em: 25 Junho 2025

Masters da ESTG: O que o MPJD me trouxe

Este artigo partilha o testemunho de Mariline Mesquita, uma antiga estudante do Mestrado em Práticas Jurídico-Digitais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG P.PORTO).

Como foi a escolha pela ESTG e pelo Curso de Mestrado?

A ESTG sempre foi a primeira escolha.

Talvez por ser uma escola pequena, acolhedora e lutadora, sempre em busca do seu lugar no mundo académico. Em 2006, quando ingressei na licenciatura, fiquei conquistada pelo ambiente, corpo docente e colegas não só da turma a que pertencia, como de outras turmas. Regressar à família de origem sempre foi um desejo e como o "bom filho, à sua casa torna", voltei para frequentar um curso totalmente inovador na instituição e que abrangesse duas áreas que gosto e lido particularmente: informática e direito.

O que sente mais falta do tempo de estudante?

Nunca me deixei de sentir estudante. Na verdade, o anseio por conquistar novos patamares de aprendizagem sempre foi natural e sempre que necessitei de alguma informação, algum estudo, alguma investigação, a ESTG estava sempre de portas abertas. Na verdade, o que sinto mais falta é das pessoas que me rodeavam de forma rotineira. Porque no fundo, “a escola não é um edifício, mas as pessoas”.

Em que medida o mestrado acrescentou ao seu percurso académico e profissional?

Este mestrado é realmente uma ponte entre a consolidação de conhecimento e alicerçamento de novas competências, totalmente inovadoras. Sendo eu proveniente da área de direito, foi um desafio abarcar competências da área da informática, mas muito motivador. Hoje em dia, utilizar ferramentas mais complexas que apenas os informáticos utilizam, já não é um obstáculo e abre 2 muitas portas. É difícil encontrar alguém que domine direito e informática. Portanto, é sempre um acrescento, uma mais valia no mundo profissional cada vez mais desafiador e competitivo.

Que conselho daria a um candidato ao curso de mestrado?

Alguém que pretende frequentar um curso de mestrado deveria o ver como uma oportunidade de "evoluir" e nunca de conquistar um mero grau académico. Portanto, é fundamental que o candidato se identifique com a área, que traga algo de novo para o curso e dê prioridade a esta experiência como sendo algo único, aproveitando cada momento, pois passa muito rápido!

Uma mensagem que gostasse de transmitir

"Adiar um sonho, desqualifica um sonhador", portanto se tiverem este objetivo, não adiem, não tenham receio de estar à altura, a vida é feita de desafios e não existe nada melhor do que a sensação de dever cumprido!

Combined Shape

Navigation