Agora que tens garantida a tua colocação, o próximo passo é a realização da matrícula online através da plataforma académica DOMUS.
Receberás um email com as credenciais de acesso ao DOMUS. A partir de casa podes iniciar o processo de matrícula! Fazes o upload de toda a documentação necessária, inseres, confirmas e validas toda a informação pessoal, académica e estatística. O processo é bastante intuitivo pelo que rapidamente avanças no processo de matrícula. Abaixo encontras as etapas a seguir.
ETAPAS DO PROCESSO DE MATRÍCULA
- Recebes as credenciais de acesso ao DOMUS, por email
- Acedes ao sistema de matrículas em DOMUS.IPP.PT (Portal académico)
Vais precisar dos seguintes documentos digitalizados: Identificação civil (cartão de cidadão - frente); Identificação fiscal (cartão de cidadão - verso); Data da toma da vacina do tétano (capa e respetiva página do boletim de vacinas e/ou a aplicação do SNS). Vais precisar ainda de uma fotografia atual
- Dentro do Domus, a aplicação de apoio à inscrição abrirá de imediato. Caso não se verifique acedes a <inscrições> <inscrições 2023/2024>
- Deves verificar e, se necessário, completar todos os dados pessoais e estatísticos de preenchimento obrigatório.
- Realizas o upload da documentação que te é pedida.
- Segue-se o pagamento de propinas. Poderás optar pelo pagamento integral da propina, ou da 1ª prestação da mesma, acrescida da taxa de matrícula e do seguro escolar.
No caso de seres candidato à Bolsa de Estudos de Ação Social do Ensino Superior poderás optar por realizar apenas o pagamento da taxa de matrícula e do seguro escolar.
Terminada a matrícula no DOMUS, se inseriste todos os documentos pessoais e depois de o pagamento realizado, está quase finalizado o processo de matrícula!
IMPORTANTE - VALIDAÇÃO DA MATRÍCULA
Nos dias 14 e 15 setembro, é obrigatória a validação presencial da matrícula nos Serviços Académicos.
Terás de trazer contigo os seguintes documentos: Cartão de Cidadão; Data da toma da vacina do tétano (boletim de vacinas e/ou aplicação do SNS); Certificado de habilitações comprovativo da titularidade de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com classificação final;
Quando e onde faço a minha matrícula?
A matrícula para os estudantes colocados na ESTG através do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais é realizada entre 12 de 15 de setembro de 2023, online, na plataforma DOMUS. A validação presencial de documentos é nos dias 14 e 15 de setembro.
Quando é que começa / termina o ano letivo?
O ano letivo, na ESTG, arranca na segunda-feira, dia 02 de outubro de 2023 e encerra no final de setembro do ano seguinte. Todos os períodos de atividades letivas, pausas académicas e realização de exames, estão publicados no calendário escolar da ESTG, disponível na Página inicial do Moodle ESTG.
Quero candidatar-me a uma bolsa de estudos | Como posso fazer?
Todos os estudantes que tenham intenção de fazer candidatura a bolsa de estudos podem fazer o pedido. O pedido de bolsa para o ano letivo 2023/2024 é feito online, através do formulário disponível no site da Direção Geral do Ensino Superior. Podes consultar os diferentes prazos AQUI!
COMO POSSO OBTER AS CREDENCIAIS DE ACESSO?
As credenciais de acesso à candidatura a Bolsa são obtidas mediante as diferentes situações abaixo.
Situação 1 – Já tens credenciais, mas não te lembras da password? Podes recuperá-las na página de entrada do formulário de candidatura a bolsa, em <Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?>
Situação 2 - Se és estudante de qualquer ciclo de estudos da ESTG, mas nunca requereste bolsa de estudo, tens de requerer as credenciais junto dos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto, por email (bolsas@sas.ipp.pt) ou pelo WhatsApp (962069646), com a seguinte informação: n.º de estudante e código postal da tua área de residência.
POSSO OBTER APOIO PARA ALOJAMENTO?
Na ESTG não dispomos de residências. Contudo, os estudantes bolseiros podem usufruir de apoio financeiro para o alojamento junto dos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto. Vê de que forma, neste vídeo.
Mais info no site dos Serviços de Ação Social
Como posso manter-me informado sobre as atividades da ESTG?
No site da ESTG podes encontrar, toda a informação da instituição, desde notícias, eventos, informação sobre cursos, formações, workshops, notícias de bolsas, ofertas de emprego, entre muito mais que vamos disponibilizando.
É também importante que estejas atento ao email institucional! O email institucional é composto pelo teu número de estudante, seguido de @estg.ipp.pt e pode ser acedido em mail.ipp.pt. Toda a informação vinda por parte da área académica será enviada para este email.
Estamos presentes também nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, YouTube.
Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:
Serviços Académicos da ESTG – sa@estg.ipp.pt
Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt